Nível do Taquari volta a subir e Muçum fica em situação de alerta

Preocupação

Nível do Taquari volta a subir e Muçum fica em situação de alerta

Desde às 5h deste domingo, rio passou de 5,8 para 11,4 metros. Cota de inundação no município é de 16 metros

Por

Nível do Taquari volta a subir e Muçum fica em situação de alerta
Muçum ainda se recupera de uma enchente histórica e agora convive com possibilidade de nova cheia / Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O grande volume de chuva que caiu nas cabeceiras da bacia dos rios Taquari/Antas voltam a deixar a região em situação de atenção e alerta. A situação mais preocupante, até o momento, é para o município de Muçum, que foi um dos mais castigados pela cheia da última semana.

Desde às 5h deste domingo, 12, o nível do rio Taquari subiu mais de cinco metros em Muçum, passando de 5,8 para 11,4 metros, passando da cota de alerta. “Em apenas uma hora, subiu 1 metro e meio. Ontem à tarde ele vinha em declínio, mas agora subiu de novo. É uma elevação expressiva”, avalia o coordenador da Defesa Civil, Douglas Pessi.

O risco de nova cheia existe, e ocorre num momento onde muitas famílias se preparam para retornar às suas casas. “Muitos já estão fazendo limpeza. Ainda temos cerca de 20 famílias abrigadas no ginásio, que não tiveram acesso às moradias. Estamos monitorando a situação do rio, porque começa a preocupar novamente”, comenta.

Muçum registrou a maior enchente de sua história. O nível do rio Taquari alcançou a marca de 22,10 metros no município. O nível normal é de 4 metros. Centenas de famílias foram afetadas pela cheia, sendo que muitas tiveram perdas totais em suas casas.

“Vamos olhar com mais atenção”

Em Encantado, a situação ainda é de atenção, mas também preocupa, principalmente pelas fortes chuvas nas cabeceiras da bacia Taquari/Antas. Segundo Roberto Pretto, coordenador da Defesa Civil, algumas famílias começaram a voltar para casa e o município está fazendo o processo de limpeza das ruas, casas e remoção de entulhos.

“Mas se continuar subindo, teremos que segurar elas no abrigo. Estão preparando a volta para casa em meio a possibilidade de uma nova cheia. Voltamos a olhar para o rio com mais atenção”, salienta. O nível do rio está subindo desde às 2h deste domingo. Naquele horário, estava em 4,74 metros, próximo de seu nível normal.

Acompanhe
nossas
redes sociais