Chuva de mais de 100 milímetros na parte alta contribuiu para elevação do rio

Vale em alerta

Chuva de mais de 100 milímetros na parte alta contribuiu para elevação do rio

Nas regiões das cabeceiras da bacia do Taquari/Antas, foram registrados volumes expressivos. Em Serafina Corrêa, choveu 116 milímetros

Por

Chuva de mais de 100 milímetros na parte alta contribuiu para elevação do rio
Em Encantado, nível do rio passou dos 12 metros
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O grande volume de chuva que atingiu as cabeceiras da bacia do Taquari/Antas contribuiu para a rápida elevação do nível do rio Taquari entre a manhã e tarde deste domingo, 12.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, em Serafina Corrêa choveu 116 milímetros entre a noite de sábado e madrugada de domingo.

“Em Caxias do Sul, foi de 107 milímetros, e em Vacaria, 100 milímetros. Foi uma chuva muito volumosa e generalizada, pegando principalmente os afluentes do Taquari. Numa situação normal, já seria um evento importante. E diante do cenário atual, é alarmante”, salienta.

A tendência, conforme Estael, é de que toda essa água ainda não desceu para o Vale do Taquari. “Não acredito que seja na quantidade de semana passada, mas uma nova onda de cheia vem aí”, alerta.

Semana começa com tempo bom

A boa notícia para a região é que os próximos dias serão de tempo firme e seco no Vale do Taquari. A chuva só deve retornar na quinta-feira, mas, conforme Estael, não há previsão de grandes volumes nas cabeceiras da bacia Taquari/Antas. “O alerta agora é outro: muito frio. Podemos ter marcas abaixo de zero”.

Acompanhe
nossas
redes sociais