“Não vamos sobrecarregar os prefeitos”

Compreensão

“Não vamos sobrecarregar os prefeitos”

Enquanto visitava famílias abrigadas no Parque do Imigrante, Eduardo Leite deu a entender que o Vale seguiria na bandeira laranja, o que foi confirmado horas depois

Por

“Não vamos sobrecarregar os prefeitos”
Governador ouviu relato de famílias atingidas pela enchentes / Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Durante sua visita rápida a Lajeado na última sexta-feira, 10, Eduardo Leite deu a entender que o Vale do Taquari permaneceria na bandeira laranja, em meio às dificuldades enfrentadas pelos municípios após uma das maiores enchentes da história da região.

“Se algo acontecer, considerando a situação destes municípios que estão focados em atender as famílias atingidas pelas cheias, não vamos sobrecarregar os prefeitos”, afirmou o governador, em coletiva de imprensa no Parque do Imigrante.

A permanência com a classificação de risco médio para contaminação foi confirmada horas depois, pelo governo gaúcho. Havia um temor de prefeitos da região sobre um possível retorno à bandeira vermelha em meio à recuperação da cheia.

Sobrevoo e conversa com desabrigados

Eduardo Leite chegou a região no começo da tarde de sexta. De helicóptero, sobrevoou as áreas atingidas pela cheia e depois desembarcou na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha, acompanhado do chefe da Casa Militar, major Júlio César Rocha Lopes, e assessores. Lá, foi recebido por uma comitiva de prefeitos do Vale do Taquari, além de autoridades militares.

Leite seguiu para o Parque do Imigrante e visitou o local onde foram organizadas as doações e também os pavilhões 2 e 3, que abrigam cerca de 70 famílias removidas de suas casas. Conversou com as pessoas e, seguindo os protocolos de distanciamento, evitou abraços e apertos de mão.

O governador ressaltou que o papel do governo gaúcho é de suporte às prefeituras e elogiou o trabalho dos municípios nos cuidados e remoção das famílias. “Nós somos retaguarda, ajudando a estruturar projetos e ações emergenciais, além de buscar recursos junto ao governo federal para que se possa reduzir a possibilidade dessas cheias”, salientou.

Planejamento urbano

Questionado sobre o que o governo do estado poderia fazer para amenizar os efeitos de enchentes futuras, Leite disse que é necessário apostar em políticas públicas para garantir uma moradia digna às famílias que vivem em situação de risco.

“É importante os municípios terem o compromisso de elaborar um planejamento urbano adequado e correto para evitar que as pessoas se instalem de forma desordenada nestes locais”, defendeu.

Acompanhe
nossas
redes sociais