“É preciso ter paciência e compreensão”, diz Hoppe

Lajeado

“É preciso ter paciência e compreensão”, diz Hoppe

Coordenador da Defesa Civil de Lajeado pede que desabrigados pela cheia permaneçam no parque do Imigrante pelo menos até domingo, devido à previsão de chuva. Algumas famílias já preparam o retorno para casa

Por

Atualizado sábado,
11 de Julho de 2020 às 19:02

“É preciso ter paciência e compreensão”, diz Hoppe
Desabrigados pela cheia preparam volta para casa e já carregam itens / Crédito: Mateus Souza
Lajeado

O nível do rio Taquari baixou e está perto de seu nível normal. Com isso, muitas famílias que ficaram desabrigadas por conta da enchente se preparam para retornar às suas casas. Alguns, inclusive, já iniciaram a limpeza dos imóveis e começaram a levar seus pertences.

A orientação da Defesa Civil e da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social é para que as famílias permaneçam no Parque do Imigrante pelo menos até o domingo, 12, já que a previsão é de chuva a qualquer momento. Somente na segunda-feira, 13 o sol deve reaparecer.

Até a tarde deste sábado, segundo Heitor Hoppe, somente uma família deixou em definitivo o parque, já que havia uma pessoa com sintomas de Covid-19. “Eles foram para a casa de um parente que tem condições para abrigá-la e mantê-la em isolamento”, afirma.

Quanto às famílias que estão pedindo para retornar aos seus lares, Hoppe diz que o município não vai impedir, mas lembra que nem todas as casas estão em condições adequadas de moradia após a cheia. “É preciso ter paciência e compreensão. Sabemos que muitas famílias tiveram grandes prejuízos, com danos a mais do que outras”, salienta.

Trabalho volante e limpeza

Enquanto dezenas de famílias são atendidas no Parque do Imigrante, outras tantas recebem auxílio diretamente em suas residências, que também foram afetadas pela enchente. “São dois carros, com pessoas da Defesa Civil e Sthas percorrendo as áreas mais atingidas. É um trabalho que não para”, comenta a vice-prefeita Gláucia Schumacher.

Outro trabalho importante, conforme Heitor Hoppe, é o da limpeza das ruas e casas afetadas pela cheia. Segundo ele, estão sendo priorizadas as vias de maior fluxo de veículos e pessoas.

Doações passam por triagem no Parque do Imigrante / Crédito: Mateus Souza


Doações continuam chegando

Quem quiser ajudar as famílias desabrigadas, pode continuar levando doações até o Parque do Imigrante. Neste sábado, filas de veículos se formaram durante a manhã, carregando itens diversos, que passam por triagem no pavilhão 4. A prioridade do momento são produtos de limpeza e higiene pessoal.

Devido à grande quantidade de doações recebidas, a Defesa Civil de Lajeado está auxiliando também outros municípios que tiveram perdas grandes em decorrência da cheia. “Estamos ajudando Cruzeiro do Sul, Estrela, Muçum e Bom Retiro do Sul, principalmente com alimentos e roupas”, explica Gláucia.

Crédito: Mateus Souza

Acompanhe
nossas
redes sociais