Resposta mais ágil

Editorial

Resposta mais ágil

Atualizado sexta-feira,
10 de Julho de 2020 às 06:42

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Essa enchente deixa mais do que o drama social, as perdas econômicas e a sujeira nas cidades. Também confirmou a necessidade de planos conjuntos para ações rápidas em meio a fenômenos cíclicos.

As previsões sobre o aumento no nível do Rio Taquari tiveram incongruências. Isso trouxe dificuldade em algumas cidades, como em Arroio do Meio. Pelo relato do prefeito Klaus Schnack, há mais de 50 anos não ocorria um fenômeno desse tamanho.

De fato, é preciso reconhecer alguns avanços nos sistemas de alerta e também as peculiaridades desse episódio. O RS foi atingido por dois fenômenos climáticos em poucos dias. O ciclone bomba, que também ocasionou em chuvas, e a tempestade dessa semana, com precipitações muito acima da média.

O solo já encharcado reduziu a capacidade de absorção. Isso aliado a enxurrada resultou em um avanço rápido das águas. Ainda assim, todas essas particularidades não excluem a obrigação do Vale ter melhor previsibilidade e monitoramento no nível do Rio Taquari.

Junto com isso, é necessário melhorar a infraestrutura de socorro. A Defesa Civil e os bombeiros têm recursos limitados. Líderes políticos do Vale inclusive sugerem uma aliança entre as cidades para troca de informações, de conhecimento e também aquisição de barcos, pois em episódios como o dessa semana, a velocidade de resposta é fundamental para evitar prejuízos às famílias ribeirinhas.

Dotar a região dessa estrutura é um movimento necessário e que deve começar a ser feito agora. Outra ação, essa já em curso, é a contagem do prejuízo, tanto das famílias quanto na infraestrutura das cidades. Esse processo embasa os decretos de calamidade pública. O procedimento visa à busca de verbas estadual e federal para mitigar as perdas.

De todo o cenário caótico visto nesses dias, há que se fazer uma distinção a todos que trabalharam e se voluntariaram a ajudar as pessoas atingidas pela enchente. Também às doações de mantimentos, produtos de higiene, cobertores, colchões, camas. A força de uma comunidade está no seu poder de união em meio às dificuldades.

Acompanhe
nossas
redes sociais