“O sedentarismo vai  causar danos no futuro”

Abre aspas

“O sedentarismo vai causar danos no futuro”

Natural de Arroio do Meio, Airton Sebastiany, o “Puro”, 56, reside em Gravataí e disputa várias provas de ultramaratonas pelo Rio Grande do Sul

Por

“O sedentarismo vai  causar danos no futuro”
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando e por que começou a praticar corridas?

Como tenho a empresa, meu filho não chegava cedo no trabalho e não conseguia cortar as chapas sozinho, então resolvi convidar minha esposa para começar a caminhar. Comecei e peguei gosto. Um dia resolvi correr e dei um tiro de 100 metros. No outro dia disse que não ia mais caminhar e ia correr. Ali em diante começou minha evolução no atletismo. Comecei com corridas de 5km. Depois fui para provas de 10km e fui subindo até chegar nas ultramaratonas.

Como foi a experiência de correr provas longas?

Fiz uma maratona e não sabia correr direito. Fui com uma amiga e fomos bem, terminamos junto. Depois da Maratona, participei de uma Ultramaratona no Morro Gaúcho, uma prova de 50km que atravessava o morro. Fiz a prova em 8h50min chegando em primeiro na categoria, cheguei exausto no fim mas com a sensação de dever cumprido e querer mais.

Qual a sensação de correr?

São várias sensações. A primeira é gastar energia. Tem também o momento dentro da prova, o fato de você conseguir correr ela. Depende a distância que tu vai correr, cada distancia dá um prazer diferente. Isso tudo mexe no teu pensamento, na maneira de agir e também mostra o quanto que você é capaz.

Qual foi o maior desafio?

Ano passado fiz quatro ultramaratonas e duas maratonas. A pior foi a prova do Brutus do Gaúcho em Arroio do Meio. Fiz os 54km em 10h10min. Essa prova é pior do que fazer os 82km da Travessia Torres-Tramandaí. A prova do Brutus é muito castigada e cruel, te exige mais, é muito desgastante.

Já teve dificuldades de completar alguma prova?

Nunca fiquei no meio do caminho. Sempre larguei forte, me quebrei durante a prova, mas sempre completei. Já caí em cerca de arrame farpado, terminei machucado, mas conclui. Teve uma vez que me perdi, fiz dois percursos.

Se tivesse que convencer uma pessoa a começar a praticar o esporte, o que argumentaria?

As pessoas são acomodadas e esperam que alguma doença ou alguém mostrem que é a hora de fazer exercício. Vai e faz antes. Começa com uma caminhada e vai melhorando. Tem que fazer algo, deixa a preguiça de lado e faz. Você vai se sentir melhor. É carro praticar esportes? É, pois tem inscrição, material de treinos e por aí vai, mas garanto que se tu adoecer vai gastar muito mais com remédios. Sai do sofá, esquece a televisão e vai procurar fazer as coisas que vai te fazer bem. Esquece o que não presta. O sedentarismo vai causar danos no futuro então sempre oriento para as pessoas se antecipar e fazer algo para depois não sofrer no futuro.

Tem algum desafio que pretende encarar no futuro?

Tenho vontade de fazer várias provas longas no Brasil, tipo o desafio da Serra do Rio do Rastro. Tem a Travessia Torres-Tramandaí que quero fazer de novo. Tem o Trilhas e Montanhas também, então sigo me preparando para estar bem e seguir completando ultrasmaratonas.

Acompanhe
nossas
redes sociais