Defesa Civil interdita 30 casas em Estrela

Pós-enchente

Defesa Civil interdita 30 casas em Estrela

Moradias no bairro Moinhos, às margens do rio Taquari, correm o risco de desabar. Parte de uma delas já caiu

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Julho de 2020 às 18:30

Defesa Civil interdita 30 casas em Estrela
Casas interditadas na rua dos Marinheiros / Crédito: Paulo Schneider
Estrela

A Defesa Civil de Estrela interditou 20 casas na rua dos Marinheiros, no bairro Moinhos. Localizadas na beira do rio Taquari, correm o risco de desabar, sendo que de uma delas parte já caiu. Por meio do Departamento de Habitação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), está sendo feito o encaminhamento para que estas famílias sejam beneficiadas com aluguel social.

“É uma medida que estamos tomando até definirmos um local para estabelecê-las”, diz o prefeito Rafael Mallmann. De acordo com ele, já foi iniciado o levantamento dos prejuízos do município e da população, pois a enchente atingiu centenas de residências e milhares de pessoas. “Nosso foco, agora, é minimizar as perdas e restabelecer os serviços básicos para a nossa população”, enfatiza.

A Sedesth, por outro lado, segue atendendo os moradores atingidos pela enchente. No Ginásio Ito Snel, no bairro Oriental, seguem ainda 19 das 20 famílias que foram removidas para o local. Elas recebem assistência de profissionais desta secretaria e da Saúde.

A entrega de agasalhos, toalhas, roupas de cama, cobertores e travesseiros está sendo feita no Brechó Solidário, que entre os dias 13 e 17 de julho funcionará das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h, no prédio da Polar, com acesso pela Rua Arnaldo José Diel, em frente à Escadaria de Estrela. O brechó vai atender inclusive neste sábado, 11, no horário das 8h às 11h e das 13h30min às 16h.

Já as pessoas que precisarem de cestas básicas, material de limpeza e higiene devem ser dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro, localizado na Rua Tiradentes, 478, telefone 3981-1164. O Cras também vai atender neste sábado pela manhã, das 8h às 11h30min.

A Secretaria de Obras, com apoio do Corpo de Bombeiros, segue na limpeza das ruas. A Secretaria, além disso, está fazendo o recolhimento de entulhos, com três equipes somente nesta atividade. Também está auxiliando na remoção de famílias que estavam abrigadas na casa de parentes e amigos para retornarem às suas moradias. À noite os trabalhos estão concentrados na limpeza das ruas de maior movimento, para evitar transtornos no trânsito durante o dia.

LEIA TAMBÉM: Sete casas estão em risco de desabar no bairro Moinhos, em Estrela

Acompanhe
nossas
redes sociais