Estado lança plataforma de aulas digitais para o Enem

Pandemia e Educação

Estado lança plataforma de aulas digitais para o Enem

Parceria com iniciativa privada, Resolve sim permite acesso a conteúdo interativo para 66 mil estudantes

Por

Estado lança plataforma de aulas digitais para o Enem
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, anunciou, nesta quinta-feira, dia 9, o lançamento da plataforma Resolve Sim.

A plataforma atende 66 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, que devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 14 e 24 de janeiro de 2021, além de vestibulares, durante a pandemia. O governo estadual discute a possibilidade de estender a medida para 235 mil alunos do Ensino Médio.

“A vida de todos está sofrendo impacto pela pandemia e iniciativas como essa significam um apoio relevante da própria sociedade para diminuir o impacto da doença. É uma ferramenta generosa que vai oferecer conteúdos e exercícios de alta qualidade, além de simulados, de forma totalmente gratuita, sem custo para os estudantes nem para o Estado”, afirmou o governador.

Incorporado ao Google Classroom, que permite aos alunos e professores da rede seguirem com as aulas de forma remota, a Resolve Sim é composta por 48 aulas completas. Dessas, metade já estão disponíveis para acesso imediato. Após, haverá aulas novas sendo postadas diariamente.

De acordo com Leite, um dos responsáveis pela parceria entre o governo e a iniciativa privada é o apresentador Luciano Huck, que tem incentivado diversas iniciativas de estímulo aos jovens e às boas práticas de alcance social.

“No começo da pandemia, fiquei pensando qual poderia ser minha contribuição, além da boa informação que sempre tento trazer nas mais diferentes plataformas, e vi que poderia ser construir pontes, fazer com que a solidariedade fosse mais contagiosa do que o vírus”, afirmou Huck, que participou da transmissão.

Todo o conteúdo é produzido pela Eleva Educação, com metodologia e tecnologia digitais da Estácio, uma das maiores universidades privadas do país.

“A pandemia veio para iluminar as enormes desigualdades que temos neste país, entre elas, no acesso à educação, não só na qualidade, mas no acesso digital também. Diante desse cenário, tentei cutucar a sociedade e, juntamente com a Estácio e a Eleva Educação, conseguimos criar um projeto-piloto. E aí me veio à cabeça o governador Eduardo Leite, que leva a sério seu ofício, e propus: ‘Quer tentar desenvolver? Temos tudo de graça, só precisamos dos alunos. Deu certo e quase 70 mil alunos que vão prestar Enem vão ter disponível essa ferramenta com dados, qualidade e, de fato, espero que isso ajude a manter o RS na liderança do Enem como foi em 2019”, acrescentou Huck.

O secretário da Educação, Faisal Karam, reforçou que a parceria com a Eleva e com a Estácio é uma garantia de que a educação gaúcha seguirá evoluindo. “Formaremos alunos com maior qualidade, e também proporcionaremos aos professores auxílio e apoio para a condução das aulas e das atividades pedagógicas. Que seja a primeira de muitas outras parcerias”, destacou.

Mais conteúdo

Durante a transmissão, Leite mostrou como funcionará a plataforma. O estudante poderá escolher as disciplinas – que foram agrupadas em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza) – além de uma área especial de provas de preparação, o Simuladão.

Além disso, houve um cuidado especial com a metodologia e os objetos de aprendizagem – e-books, temas ilustrados e infográficos, games, vídeos, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores estão entre eles.

“É bem robusta a plataforma, com bastante conteúdo, e vai ser um reforço importante de para que nossos jovens do RS possam estar bem preparados para o Enem”, afirmou o governador.

Acompanhe
nossas
redes sociais