Seis regiões do RS discutem uso precoce da cloroquina

Coronavírus

Seis regiões do RS discutem uso precoce da cloroquina

Encontro virtual promovido pela Amvat reunirá mais de 200 prefeitos e terá transmissão ao vivo

Por

Seis regiões do RS discutem uso precoce da cloroquina
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em uma videoconferência, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) debate hoje um protocolo de saúde para aplicação de tratamento precoce aos pacientes de coronavírus. A reunião ocorre às 18 horas e será transmitido ao vivo pelo Facebook da Amvat.

O objetivo do encontro é compartilhar informações sobre os medicamentos para criar um protocolo comum às regiões. O kit deve ser utilizado nos primeiros cinco dias de sintomas da covid-19 com objetivo de reduzir a replicação do vírus no corpo do paciente. A iniciativa tem como referência o município de Lajeado, que já adotou o protocolo.

“Estamos buscando juntar forças para termos mais uma ferramenta preventiva contra o covid. Mas deixando toda a liberdade de quem tem opinião contrária. Queremos dar uma oportunidade àqueles que são a favor”, afirma Celso Kaplan, prefeito de Imigrante e presidente da Amvat.

Um kit de medicamentos, incluindo a hidroxicloroquina, é proposto por um grupo de médicos, liderados pelo urologista Luciano Zuffo, que coordena os trabalhos junto a Kaplan e ao advogado Gladimir Chiele, especialista em direito público.

Mais de 200 municípios

A Amvat projeta a participação de mais de 200 cidades de pelo menos seis associações de município do RS. Estão convidados a participar os prefeitos, secretários de saúde e médicos de unidades dos municípios.
Além da Amvat, confirmaram presença as associação dos municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), Vale do Rio Pardo (Amvarp), Vale do Caí (Amvarc), Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e Alto Jacuí (Amaja).

Experiência em Lajeado

A inspiração para a iniciativa veio de Lajeado. Na metade de junho, o município adotou um protocolo com cinco remédios para pacientes na fase inicial da doença: zinco, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, a vitamina D.

O kit é distribuído gratuitamente na farmácia-escola do município, exceto o zinco. Ainda não há informações sobre o números de pacientes que aderiram ou resultados do uso do tratamento.

OMS encerra testes hospitalares

Nesse sábado, 4, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim dos estudos com hidroxicloroquina. De acordo com a nota da entidade, a cloroquina e o lopinavir/ritonavir “produzem pouca ou nenhuma redução na mortalidade de pacientes com Covid-19 hospitalizados”.

A entidade encerra em definitivo os estudos que haviam sido suspensos duas vezes. A decisão não afeta estudos em pacientes não hospitalizados ou como prevenção.

Acompanhe
nossas
redes sociais