“Para mim, religião é religar o homem com Deus”

Abre Aspas

“Para mim, religião é religar o homem com Deus”

Daniel Fich de Almeida, 35, concilia o sacerdócio com a profissão de advogado. Natural de São José do Ouro, se mudou faz seis meses para Lajeado, onde atua à frente da Assembleia de Deus e do Centro Social Trezentos de Gidion

Por

“Para mim, religião é religar o homem com Deus”
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

• Como foi o início de sua caminhada como pastor?

A gente diz que o pastorado é uma vocação, um chamado. Escolhi ser advogado, não pastor. Mas entendi que Deus me chamou para uma missão e hoje não me vejo fazendo algo que exclua o pastorado e desejo de estar perto das pessoas.

• Como foi esse chamado?

Nasci num lar evangélico e sempre fui muito envolvido com as questões litúrgicas. Na adolescência, comecei a trabalhar com liderança de grupos de jovens. Foi uma caminhada natural até que, em 2012, fui ordenado pastor. Hoje concilio o pastorado com a advocacia atuando no direito religioso. As duas coisas caminham juntos.

• E a advocacia. O que te levou a optar por essa profissão?

De alguma maneira, as mesmas coisas que o pastorado. Antes de me formar em direito, fiz quatro semestres de engenharia mecânica. Precisei de dois anos em uma área exata para descobrir que minha vocação era para a área humana. Então o direito veio pela paixão de me relacionar com as pessoas, ver um problema e tentar ser parte da solução.

• Na sua avaliação, existe relação entre ser advogado e pastor?

Sim, quando se olha para a profissão como algo vocacional, não apenas para ganhar dinheiro, qualquer profissão pode ser um sacerdócio. Porque o líder religioso tem a responsabilidade de se doar às pessoas, se entregar. Para nós cristão, esse é o ensinamento de Jesus Cristo. Quando olhamos para a profissão e vemos ela como algo vocacional, ela se torna uma espécie de sacerdócio, de servir a humanidade. Aristóteles já dizia que o homem deve fazer só o que nasceu para fazer. Que bom quando a gente consegue.

• Você já foi presidente de diversas instituições. Qual o trabalho que mais te orgulhou nessas associações?

Tenho muita alegra do trabalho em todas associações, mas o novo desafio que assume em 2020 me orgulho muito pela grandiosidade do projeto, que é o Centro Social Trezentos de Gidion. Há mais de 50 anos, esse projeto trabalha com acolhimento de crianças e adolescentes em Lajeado. Quando a criança ou adolescente chega a uma casa de acolhimento é porque o sistema, infelizmente, não deu conta. É gratificante ter a oportunidade de poder dar uma nova chance para esses jovens. Atualmente atendemos cerca de 15 jovens na sede localizada na Avenida Beira Rio, entre os bairros Conservas e Santo Antônio.

• O que significa a religião para você?

Religião no latim é ‘religare’, que significa religar. Para mim, religião é religar o homem com Deus. Como cristão que sou recorro às palavras de Jesus Cristo que dizem: ‘venham a mim os cansados e eu vos aliviarei’. Então religião é o reencontro do homem com Deus, onde ele pode depositar as fraquezas e encontrar forças para caminhar.

Acompanhe
nossas
redes sociais