Pela taça que falta

Nossos clubes

Pela taça que falta

Ecas, de Imigrante, trabalha para conquistar o título que falta na galeria: o de campeão Regional Aslivata

Por

Pela taça que falta
Ecas é tetracampeão da Taça da Amizade - Foto: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

Fundado em 23 de março de 1957, o Esporte Clube Arroio da Seca (Ecas), de Imigrante, respira futebol. Multicampeão municipal e detentor de quatro taças da Taça da Amizade, o clube segue em busca do único título que falta para a comunidade. O do Regional Aslivata.

Quando o Riograndense, de Daltro Filho, foi campeão regional, em 2006, o Ecas iniciou a reformulação do clube. Quatorze anos mais tarde se credencia como uma das principais equipes do Vale.

Com quase três mil habitantes, o futebol em Imigrante mexe com as paixões dos torcedores. A prova disto é a presença maciça dos espectadores tanto em jogos disputados em casa como longe do município. Conforme o presidente do clube, Iura Vogel, desde a conquista do Riograndense, o time começou a se reestruturar. Aposta mais nos pratas da casa, com alguns atletas experientes de outras cidades. Desde 2011, os resultados começaram a aparecer.

Naquele ano, o Ecas perdeu o Regional para o Rui Barbosa. Em 2012, o Independente, de Paverama, venceu o time de Imigrante na final do Regional Vale do Boa Vista. Em 2013 e 2014, o clube ficou em terceiro lugar no Regional e foi vice-campeão da Taça da Amizade. No primeiro ano, o algoz foi o Palmeiras, de Linha Paisandu, de Westfália. Em 2014, a derrota foi para o Juventude, de Linha Berlim, de Westfália.

Após bater na trave por diversas vezes, o Ecas, em 2015, conquistou um título. Depois de uma campanha quase perfeita, o clube deu o troco no Juventude e venceu a Taça da Amizade. As conquistas da Taça da Amizade seguiram em 2016, 2017 e 2018. Em 2019, perderam a final para o Boavistense, de Boa Vista do Sul.

Quais as ações para manter a sede?

Temos um baita campo e um ginásio onde trabalhamos bem. Temos ecônomo e realizamos festas. Temos restaurante junto que trabalha de domingo a domingo para arrecadar dinheiro. Além disso, todas as reformas que precisavam ser feitas, conseguimos realiza. Gastamos em torno de R$ 40 mil.

Qual a importância do clube para a comunidade e para a cidade?

É muito importante para a gurizada que gosta de futebol. Temos jogos ao sábados e domingo. Chegamos sempre entre os melhores da Taça da Amizade ganhando cinco títulos seguido. Somos um time tradicional, ficamos poucas vezes fora do Regional Aslivata. Então aqui a comunidade respira e vive o futebol.

Vocês vão para o segundo semestre?

Olha, é uma questão que não é fácil. Vamos deixar a pandemia passar, quando o futebol retornar temos que terminar primeiro a Copa Aslivata. Temos eleição da diretoria no meio disso, então sãoquestões que precisamos ver. É uma questão em aberta.

O Ecas briga pelo penta?

A gente entra sempre para ganhar. Montamos um time bom, temos um técnico de fora que é o Gilson Hollmann. Penamos no começo do campeonato, conseguindo a classificação na última rodada. Conseguimos nove pontos, com apenas uma derrota. Quando o mata-mata começa, aí é outro campeonato. Agora vamos com tudo, com o plantel completo vamos buscar o título.

É possível conquistar esse titulo regional?

Já chegamos muito perto. Hoje temos que valorizar bem a nossa base de casa. Hoje somos fortes no Vale pois um dia apanhamos muito. Em um campeonato ganhamos uma partida de 11 disputadas. Pegamos a gurizada do segundo quadro e colocamos no primeiro, sofremos mas jogamos. Por isso o Ecas é diferenciado. A gente sofreu, mas tem uma base boa. Temos que encaixar as peças de fora. Quando der esse encaixe vamos ser campeão.

Qual a avaliação que você faz sobre o futebol amador?

É um dos mais fortes que tem na Estado. Essa Taça da Amizade é um mini regional. Aí tu consegue trazer alguns jogadores para aproveitar depois, poder fazer a escolha certa. O Regional Aslivata é quase um Gauchão. É muito forte e é muito bom de jogar.

Ficha técnica

Nome completo do clube – Esporte Clube Arroio da Seca (Ecas)

Fundação: 23/03/1957

LocalizaçãoArroio da Seca, Imigrante

Principais títulos – Campeão municipal de Imigrante (1989, 1992, 1993, 1996, 2001 e 2013);

Taça da Amizade (2015, 2016, 2017 e 2018);

Campeão da Supercopa (2016 e 2017);

Acompanhe
nossas
redes sociais