Vale a Vida: teleatendimento psiquiátrico será lançado até setembro

Sintomas pós-covid

Vale a Vida: teleatendimento psiquiátrico será lançado até setembro

O projeto da pesquisa da Univates, em parceria com a Unisc e Uergs, realizará o diagnóstico de sintomas de suicídio em decorrência da covid

Por

Vale a Vida: teleatendimento psiquiátrico será lançado até setembro
(Foto: Arquivo A Hora)
Estado

O presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e professor coordenador do projeto na Univates, Flávio Shansis, participou do programa A Hora Bom Dia, deste sábado, dia 4, para esclarecer o projeto de pesquisa encaminhado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) ao Edital Inova RS de Apoio ao Enfrentamento da covid-19, aprovado no fim de junho.

O projeto da Univates, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pretende criar um sistema que alie tecnologia e teleatendimento psiquiátrico e psicológico para auxiliar no diagnóstico de sintomas psiquiátricos e de risco suicida nas regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo durante o período da pandemia de Covid-19. Shansis reforça que a telemedicina é essencial no momento de isolamento social.

Conforme o professor e coordenador, foram dez projetos protocolados em todo estado e apenas três foram selecionados. “Sabemos que o nosso tema tem relevância no período, além dos Vales apresentarem índices preocupantes em relação ao suicídio. A região tem duas vezes mais suicídios que a média nacional. É o índice mais alto de todo país”, explica.

Pela telemedicina, serão atendidos aqueles que apresentam risco baixo. Conforme Shansis, os pacientes de risco mais grave devem ser atendidos e acompanhados de forma presencial. “Sintomas leves psíquicos serão direcionados a telemedicina”, esclarece.

A previsão é de que os atendimentos iniciem em setembro. O professor esclarece que o projeto ainda precisa passar por uma comissão de ética.

Como procurar o atendimento

O teleatendimento terá o nome “Vale a Vida” e será por meio de uma plataforma digital. O paciente deverá se inscrever e descrever brevemente o que está sentindo. No mesmo dia, os profissionais da Univates entram em contato para uma teleconsulta psiquiátrica. O atendimento é gratuito. “Nesta consulta de cerca de uma hora será realizado o diagnóstico inicial. Se não terá um risco grave de suicídio, o paciente receberá atendimento de terapeutas online ou por telefone”, relata.

O paciente que apresentar sintomas mais graves serão encaminhados para atendimentos presenciais.

Canais já existentes

Desde março, 12 instituições que trabalham com a psicoterapia se uniram para lançar um projeto de atendimento solidário. Já funcionam como canais de teleatendimento os telefones (51) 3224-3340, (51) 98193-7387, (51) 99997-9085. A ligação é gratuita e atende todo o estado.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais