Obra de ginásio em Estrela perdura seis anos

Obra inacabada

Obra de ginásio em Estrela perdura seis anos

Empresa vencedora da licitação abandonou a obra iniciada em 2014. Investimento do governo federal supera os R$ 500 mil

Por

Obra de ginásio em Estrela perdura seis anos
Espaço é marcado por um cenário de abandono. Construção da quadra coberta iniciou em 2014. Créditos: Gabriel Santos
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A obra iniciada em 2014 incomoda os moradores do bairro das Indústrias. O ginásio de esportes localizado em um terreno atrás da Escola Municipal de Ensino Fundamental Léo Joas, que seria o espaço de lazer de crianças e esportistas, hoje está abandonado.

O mato compõe o cenário. Até o momento, os postes de concreto na lateral, vestiários e a estrutura metálica para a construção do telhado estão concluídos.

Dona de casa, Orvani Elauteli, 54, mora no bairro há mais de oito anos. Segundo ela, as obras iniciaram por umas duas oportunidades junto com a promessa de uma nova rede de energia elétrica e melhorias na rede de água. “Perdi as contas de quantas vezes os operários vieram aqui. Já faz tanto tempo que eu nem acredito mais nesta obra”, reclama.

Pelo número elevados de crianças no bairro, Orvani acredita que o espaço concluído seria um ótimo ponto de lazer. “A prática esportiva fica restrita aqui no bairro. Muitos não tem aonde brincar e acabam se arriscando na rua ou nos pátios de casa”, descreve.

Em 2019, o atraso da obra mobilizou muitos pais do bairro que possuíam crianças matriculadas na Escola Leo Joas. O principal motivo do atraso seria que a empresa vencedora da licitação ter iniciado a obra e paralisado. “Chegaram até a levar o material de construção do local”, diz Orvani.

Empresa abandonou a obra

Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o governo de Estrela por meio da secretaria de Educação afirma que a obra está 60% concluída, e reconhece a paralisação da obra.

A pasta está em contato com a empresa para ver os detalhes quanto ao prosseguimento dos trabalhos, sendo que ao mesmo tempo está em trâmites internos com o Governo Federal para ver as medidas legais cabíveis no caso da empresa não retomar a construção.

No primeiro trimestre de 2019, após uma conversa com a empresa vencedora da licitação as obras foram retomadas. A última etapa foi a confecção das estruturas metálicas.

O recurso para a obra é encaminhado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação (FNDE) e os valores chegam aos R$ 519 mil. A área é de 980,4 metros quadrados.

Acompanhe
nossas
redes sociais