Vale em Alerta

Avanço da panedemia

Vale em Alerta

Atualizado sexta-feira,
03 de Julho de 2020 às 10:29

Vale em Alerta
Vale do Taquari

Após quase dois meses do fim das restrições no Vale, o segundo semestre de 2020 traz consigo o temor de novo fechamento das atividades econômicas não essenciais. Os índices estáveis de contágio na região não garantem a continuidade na bandeira vermelha.

Pelo método de distanciamento controlado imposto pelo Estado, os indicadores estão atrelados ao avanço da doença em todo o Estado, em especial no que tange a uso da capacidade hospitalar.

Hoje o governador Eduardo Leite apresenta uma nova rodada sobre as bandeiras de risco. A chance do Vale do Taquari retornar à vermelha é possível. Não tanto pelos índices locais, mas pelo conjunto, pois entre os critérios na contagem das notas está o uso da capacidade hospitalar em todo o RS.

Não é hora de relaxar, muito pelo contrário. O inverno será o período mais crítico para o sistema de saúde gaúcho. Além da chance de haver um pico de contágios do novo coronavírus, há ainda uma elevação no número de internações por doenças cíclicas, como pneumonia, pacientes com crises de asma, bronquite e outras gripes sazonais, como a H1N1.

A Região Metropolitana, dotada da maior estrutura de atendimento, está próxima do colapso. Há uma estimativa de que até o fim deste mês, 100% dos leitos estejam ocupados. Sem capacidade para atender as pessoas, a tendência é de migração de pacientes entre regiões.

Neste contexto, as instituições do Vale do Taquari é um dos destinos para esse público. Essa condição mostra que as próximas duas semanas serão cruciais na estratégia estadual de controle da infecção.

Da mesma forma em que os hospitais do Vale mantém estáveis os índice de ocupação covid-19, em poucos dias tal situação pode mudar. A sociedade que aprende todos os dias como conviver com essa pandemia terá de ser ainda mais cuidadosa para não haver um novo surto. Uma volta das restrições teria impactos além da saúde pública. Significa um duro golpe também na economia, com mais desemprego e miséria.

A sociedade regional precisa aumentar a vigilância, tanto para salvaguardar vidas quanto para garantir as atividades econômicas. Essa é uma responsabilidade de todos.

Acompanhe
nossas
redes sociais