Diretor da Expresso Azul defende faixa exclusiva para ônibus

Transporte coletivo

Diretor da Expresso Azul defende faixa exclusiva para ônibus

Agilizar o transporte público e garantir mais segurança são benefícios dos corredores para ônibus, afirma Pedro Lourenço Guarnieri

Por

Atualizado quinta-feira,
02 de Julho de 2020 às 13:00

Diretor da Expresso Azul defende faixa exclusiva para ônibus
Dois projetos de lei sobre transporte coletivo foram protocolados no Legislativo nesta sexta. (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O desafio do transporte público em Lajeado foi o tema do programa A Hora Bom Dia da manhã de hoje, na Rádio A Hora. Para o diretor da Expresso Azul, Pedro Lourenço Guarnieri, o aumento na quantidade de passageiros e fortalecimento do serviço depende de ações do poder público.

Vencedora da primeira licitação na história de Lajeado, a empresa assumiu recentemente as linhas de ônibus de Lajeado. Para Guarnieri, uma das demandas que deve ser discutida na cidade é a criação de faixas exclusivas para ônibus.

A rapidez no transporte e segurança são destacadas por Guarnieri como vantagens dos corredores de ônibus. “A pessoa que vai de carro em 15 minutos não irá usar ônibus se demora 40 minutos”, relaciona. “Uma faixa para ônibus pode evitar acidentes ou freadas com queda de algum passageiro”, complementa.

O diretor da Expresso Azul reforça que cidades como Bento Gonçalves e Caxias do Sul já tem as faixas especiais para o transporte coletivo. “Lajeado também tem condições para ter vias exclusivas aos ônibus”, acrescenta.

Conforme Guarniei, Lajeado tem vantagens contra Bento Gonçalves por ter uma área menos acidentada, situação que facilita o serviço do transporte coletivo.

Mais linhas no Jardim do Cedro

Pedro Guarnieri participou da entrevista na manhã de hoje

A Expresso Azul atuará com 34 ônibus em Lajeado. Entretanto, em função da pandemia, o serviço começou com 20 veículos. A quantidade de linhas na cidade está sendo ajustada de acordo com a demanda, informa Guarnieri.

Conforme ele, um dos bairros que surpreende pela quantidade de usuários é o Jardim do Cedro. Ele destaca que quatro novas linhas foram adicionadas desde o início dos serviços da empresa, no mês passado. Para a próxima semana, mais linhas devem ser adicionadas.

Guarnieri também citou as melhorias nas qualidades dos veículos no município garantidas pela licitação feita pelo governo de Lajeado. Dos 34 ônibus, nove são novos. 14 deles tem ar-condicionado e 28 contam com acessibilidade para cadeirantes.

70 anos

A Expresso Azul atua com linhas urbanas em Lajeado, Bento Gonçalves e Farroupilha. Atualmente possui cerca de 500 colaboradores e 300 ônibus. Neste ano, empresa completa 70 anos em atividade.

Guarnieri classifica a crise provocada pela pandemia do coronavírus como a pior pela qual já passou. Atualmente, o faturamento da empresa caiu para 12%. Ele estima que a situação deva melhorar com o passar dos meses.

Acompanhe
nossas
redes sociais