Treinamento com foco em resultados

Conteúdo Patrocinado

Treinamento com foco em resultados

Saiba como a Dale Carnegie fez a diferença no desempenho da Tomasi Logística e do STR Lajeado

Apresentado por

O mundo empresarial exige competências que não fazem parte do ensino tradicional. Diante de desafios cada vez maiores, e que podem surgir a qualquer momento, as habilidades de liderança e relacionamento se tornaram fundamentais para elevar o patamar de desempenho das pessoas e organizações em que atuam.

Empresa com mais de 107 anos de tradição no treinamento de líderes ao redor do mundo, a Dale Carnegie atua no desenvolvimento de competências emocionais, interpessoais e de comunicação, tendo formado mais de 9 milhões de pessoas em 86 países.

Diretor de Operações da Tomasi Logística, Rodrigo Tomasi é um dos líderes da empresa de transportes com sede em Lajeado, atuação em todo o Brasil e uma frota com mais de 150 caminhões. A parceria com a Dale Carnegie surgiu em 2018, ano em que a emprea percebeu a necessidade de se transformar.

Ele buscou a Dale Carnegie por ser uma empresa de renome mundial. “Como temos clientes de amplitude internacional, era necessário uma empresa com visão mais macro e com conhecimentos amplos.”

Segundo Tomasi, o curso fez com que ele saísse da zona de conforto e buscasse novos desafios de forma estruturada e motivada. “Fez uma grande diferença, principalmente porque auimentou meu poder de liderança na equipe.”

Com os insights obtidos a partir da formação, a Tomasi criou uma equipe de gerentes com 11 cargos novos. A partir dessa mudança a empresa registrou, ao fim de 2019, um acréscimo de 20% no faturamento, além da abertura de quatro novas grandes contas em clientes.

Novo modelo de gestão

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, Lauro Baum é responsável por liderar mais de 1,2 mil associados, 450 funcionários e uma estrutura que inclui cinco supermercados. Ele buscou apoio da Dale Carnegie no momento em que percebeu a necessidade de transformar a gestão da entidade.

“Era necessário abrir uma gestão que vinha centralizada e tivemos que nos preparar”, lembra. Junto com outros dois líderes da entidade, Baum participou do Dale Carnegie Course em Santa Cruz do Sul. Conforme o presidente, foram 12 sessões com atividades intensas que fizeram repensar os mais diferentes aspectos da gestão dos negócios.

Também proporcionaram contato e troca de ideias com empresários e gestores de diferentes municípios. “Todos enfrentávamos problemas semelhantes e fomos desafiados a encontrar soluções.”

De acordo com Baum, o principal resultado foi a mudança bem-sucedida no modelo de gestão da entidade. “Criamos mais coragem para colocar em prática uma gestão mais compartilhada, aberta e dinâmica, onde mais pessoas opiniam, erram e acertam.”

Diretor Regional da Dale Carnegie, Henrique Kuhn afirma que a missão da empresa é o de elevar padrões. “Nos sentimos úteis quando nossos clientes transformam seus indicadores, gerando impacto na comunidade e solidez nos negócios.”

Segundo ele, quando a Dale Carnegie treina uma corporação, persegue a performance, pois não há nada tão inútil do que fazer muito bem feito algo que não deveria ser feito. “Sentimos orgulho em devolver o poder de liderança e de crescimento as lideranças de cada empresa. Nosso trabalho só faz sentido quando as empresas prosperam e inovam em sua capacidade de entregar profissionais excelentes ao mercado e a comunidade.”