Lajeado avalia protocolos para evitar disseminação de vírus no Presídio Estadual

Coronavírus

Lajeado avalia protocolos para evitar disseminação de vírus no Presídio Estadual

Reunião no Gabinete do Prefeito ocorreu na manhã desta terça-feira. Ontem, a casa prisional registrou o primeiro detento infectado

Por

Lajeado avalia protocolos para evitar disseminação de vírus no Presídio Estadual
Lajeado

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 30, no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, foi avaliado o protocolo adotado para conter a disseminação do novo coronavírus no Presídio Estadual de Lajeado (PEL). Diante do contágio de um apenado de 42 anos de idade, que teve sua contaminação pelo coronavírus confirmada na segunda-feira, dia 29.

O grupo formado pelo chefe do Executivo lajeadense, representantes das secretarias municipais de Saúde (Sesa) e da Segurança Pública (Sesp), da Vigilância Epidemiológica, da promotoria e defensoria pública, PEL e também do Hospital Bruno Born avaliaram as medidas já adotadas e discutiram novas ações dentro da casa prisional que possui em torno de 350 apenados.

O apenado infectado está totalmente isolado dos demais apenados. Ainda na segunda-feira, apresentava sintomas de cefaleia e picos febris (entre 37 e 37,8 graus de temperatura corporal), sendo que já mais tênues em comparação com o quadro clínico inicial verificado na quinta-feira passada, dia 25.

Por sua vez, os seis apenados que tiveram contato com o infectado estão em uma outra cela isolada do restante dos apenados. Estes seis presos estão sendo monitorados de perto com o objetivo de verificar se apresentam algum tipo de sintoma compatível com a Covid-19, tendo a temperatura corporal verificada diariamente. O uso de oxímetro que aponta a quantidade de oxigênio presente nas células também está sendo adotado. Além disso, todos concordaram e tomaram ivermectina, que passou a ser administrada em diversos países como medida profilática, ou seja, preventiva contra a Covid-19.

O uso de máscaras por todos apenados também é outra medida de proteção. Também será feita diariamente a aplicação de sanitizante hospitalar nas duas galerias do PEL e demais espaços. A solução utilizada é formada por uma base de biguanida polimérica com quaternário de amônia, que forma uma película sobre a superfície onde é aplicada, agindo por alguns dias e eliminando inúmeros tipos de vírus e bactérias existentes, inclusive o coronavírus.

Ainda na segunda-feira, segundo o diretor do PEL, Ricardo Tessmann, foi feita a limpeza do piso, paredes e grades das galerias do presídio com uma solução que continha água sanitária. Ele destaca que todos que entram no presídio precisam ter a temperatura corporal verificada, assim como os apenados que apresentam algum tipo de sintoma compatível com a Covid-19. Desde março de 2020, as visitas ao presídio foram suspensas como medida preventiva. A disponobilização de álcool em gel em cada uma das galerias, assim como a utilização de luvas pelas equipes de limpeza e também dos que preparam a alimentação dos apenados já está sendo adotada. Tessmann também realizará uma nova análise que identificará quantos apenados apresentam comorbidades dentro do presídio.

A Sesa de Lajeado está analisando o protocolo do uso de medicamentos dentro do presídio. Por enquanto, foi administrada a ivermectina, mas não descarta-se a utilização de hidroxicloroquina e azitromicina em apenados que possam apresentar sintomas da Covid-19.

Outra medida a ser adotada é a utilização de vapor de ozônio nas galerias. Por meio de um equipamento, que funciona nos ambientes por cerca de 20 minutos, ocorre uma reação química que transforma o oxigênio (O²) em ozônio (O³). Este, por sua vez, teria uma função descontaminante dos ambientes, eliminando a presença do coronavírus nos locais.

Vale ressaltar que o PEL conta com uma equipe de saúde prisional disponibilizada permanentemente pela Prefeitura de Lajeado, que acompanha a evolução do quadro de perto. Inclusive, além da equipe que atua diariamente no PEL, foi encaminhada uma médica no local para verificação de sintomáticos. A princípio, apenas um apenado apresentava sintomas nesta primeira triagem. Novas triagens serão realizadas diariamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais