Teutônia lança pesquisa para diagnosticar dificuldades dos empreendedores

De olho no empreendedorismo

Teutônia lança pesquisa para diagnosticar dificuldades dos empreendedores

Com os dados, o município oferece auxílio para sanar necessidades e potencializar o negócio local

Por

Teutônia lança pesquisa para diagnosticar dificuldades dos empreendedores
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Sidnei Eckert, participou do programa A Hora Bom Dia. Créditos: Laura Mallmann
Teutônia

Teutônia vive momentos de incerteza por conta da pandemia atingir o setor calçadista. O programa A Hora Bom Dia desta quinta-feira, dia 25, recebeu o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Sidnei Eckert, para esclarecer como o município atua para superar a crise.

O país registra 36 mil demissões no setor de calçados. No estado, são cerca de 11 mil. Em Teutônia, segundo Eckert, os números giram em torno de mil demissões. Por conta disso, o a administração municipal elaborou um projeto para manter os empregos nos ateliês.

O Executivo repassa, por mês, R$ 50,00 por funcionário ativo, que pode ser aplicado no aluguel e manutenção da empresa. A medida tem duração de três meses, podendo ser prorrogado por igual período, esclarece.

Conforme o secretário, a ideia do município é que o setor calçadista retome as atividades na sua totalidade no segundo semestre. “As fábricas demitem em massa, mas quando contratam também é em grande quantidade”, reforça.

Pensar Teutônia

No ano passado, o município desenvolveu em parceria entre CIC, Grupo A Hora, o projeto Pensar Teutônia de médio a longo prazo. “É um grupo que se reúne continuamente, que pensa na estrutura do município, saúde, educação”, explica.

A curto prazo, o município planeja inaugurar o prédio do Senai. “Já haviam turmas programadas para profissionalizar pessoas no setor moveleiro e também no metal mecânico”, esclarece. Conforme Eckert, são áreas que tem muito potencial para crescer na região e país.

Pesquisa empreendedora

Pensando em potencializar o empreendedorismo, segundo o secretário, o município lançou uma pesquisa com os Microempreendedores Individuais (MEI). “Quando a pessoa registra seus documentos para efetivar o CNPJ, entregamos um questionário simples com 15 perguntas para diagnosticar o que falta para aquele empreendimento”, explica.

Conforme Eckert, com os dados do que a pessoa necessita, no dia seguinte o município oferece a ajuda que o empreendedor precisa.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais