Câmeras inteligentes ajudam no combate ao coronavírus

Conteúdo Patrocinado

Câmeras inteligentes ajudam no combate ao coronavírus

Solução apresentada pela Olicenter mede a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente

Apresentado por

Empresa de tecnologia da informação com 25 anos de história no Vale do Taquari, a Olicenter apresent a uma nova linha de equipamentos que ajudam no combate à pandemia de Covid-19. O sistema verifica a temperatura das pessoas que aparecem nas imagens, dispara um alarme e reconhece o rosto de quem estiver com febre.

Ainda é capaz de distinguir uma pessoa de um animal ou objeto quente, podendo ser usada também na medição de temperatura de equipamentos, controle de incêndio e invasões. A inteligência artificial do sistema também inclui reconhecimento facial e verifica se a pessoa está ou não de máscara.

O sistema é fabricado pela empresa catarinense Intelbras e faz parte dos serviços oferecidos a partir da fusão entre a Olicenter e a F1, empresa especializada em sistemas de câmeras para circuitos fechados (CFTV).

Funções inteligentes

De acordo com Jonas Henrique da Silva, responsável técnico que acumula 9 anos de experiência no setor à frente da F1, o sistema tem ainda uma série de funcionalidades que podem ser utilizados por empresas e instituições de diversos segmentos.

“No caso de um hospital ou asilo, pode detectar quando uma pessoa leva um tombo, por exemplo”, destaca. O sistema também possui funções de inteligência forense, podendo buscar pessoas de acordo com característiscas como a cor da roupa, faixa etária aproximada e gênero.

“É capaz de detectar se uma pessoa está com o rosto feliz ou triste, funcionalidade que muitas empresas já utilizam para saber a melhor forma de se comunicar com esse funcionário”, aponta.

Demanda em alta

Conforme Silva, a procura pelo sistema e por outras soluções de seguraça eletrônica está em alta, em especial devido a pandemia de Covid-19. Como o sistema consegue medir a temperatura e reconhecer até 15 pessoas simultaneamente, é uma ferramenta que agiliza o controle de acesso em locais de grande circulação, evitando filas e aglomerações.

“Também temos sistemas mais adequados para a segurança residencial ou para empresas com menos circulação de pessoas”, ressalta. Segundo ele, a opção pelos sistemas da Intelbrás ocorre por ser uma empresa inovadora e reconhecida no mercado pela qualidade.