Uma questão de atitude

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Uma questão de atitude

Por

Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

As entidades empresariais do Vale do Taquari se uniram para criar uma campanha voltada para resgatar a autoestima da população por meio de atitudes que evidenciem o senso de responsabilidade e o coletivismo.

A ação se soma às iniciativas de incentivo às compras do empreendedorismo local de forma a criar um ambiente propício para a retomada das atividades pós-pandemia. A campanha “Atitude: eu tenho a minha” foi apresentada à imprensa no dia 25 de maio na Acil.

São iniciativas como essa que reforçam a vocação regional para a cooperação – o que na minha opinião é a principal força do Vale. Ter atitude é perceber a importância de comprar no comércio local para fazer a economia girar aqui.

Realizado em parceria entre a  Acil, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado e Junior Chamber International (JCI) Lajeado, o projeto é aberto para quem quiser colaborar.

Em tempo

Falando em atitude, acredito que a primeira coisa a ser feita diante do momento é evitar o negacionismo. Recebemos diariamente uma enxurrada de fake news, desinformações e teorias da conspiração, por isso é fácil acreditar em quem diz que tudo é uma grande mentira.

Negar a gravidade da covid-19 ou a necessidade das medidas de isolamento é uma confortável fuga da realidade. Assim, se evita encarar de frente o desafio que se impõe a partir da pandemia.

O efeito pode ser devastador, e não apenas sob o ponto de vista sanitário. Aqueles que se agarram às conspirações não olham para dentro do próprio negócio. Não entendem a necessidade de se adaptar a uma situação que para eles não existe. Além do prejuízo financeiro, correm sério risco de arranhar para sempre a imagem de suas empresas.

Boa Leitura!

Para entender o universo das startups

Neste sábado, dia 30, o Sebrae realiza a 6ª edição do Startup Day. O evento é voltado para interessados no universo das startups e será 100% virtual. As inscrições estão disponíveis no portal www.sebrae.com.br\startupday.

O tema desse ano é a inovação pós-crise – não teria como ser diferente. Serão diversas  palestras com especialistas, oficinas, painéis e um espaço virtual para exposição de cases de sucesso. Os convidados levarão ao público novidades e tendências sobre  tecnologia, marketing, vendas, transformação digital, crédito e fomento.

No ano passado o Startup Day aconteceu simultaneamente em 63 cidades do Brasil,  com a participação de mais de 12 mil pessoas. O evento se consagra como uma oportunidade de traçar estratégias dinâmicas para o mundo do empreendedorismo, principalmente em momentos de crise.

Dia atrás meu amigo e também colunista aqui no A Hora, Ney Arruda Filho, me lembrou que o conceito de startups ainda parece abstrato, opinião compartilhada por muitos empreededores.  De fato, eventos como esse geralmente atraem pessoas que já fazem parte desse universo, mas essa é uma chance para todos.

Marcante e Atual

É necessário ter uma visão global das coisas e não ter a preguiça para tentar entender a cultura da empresa para a qual trabalha.  Se olhar somente para o mercado e suas tendências, o profissional corre o risco de ignorar o DNA da empresa.” Suzi Ferrari  – Profissional de planejamento da Toys Propaganda no workshop Negócios em Pauta de setembro de 2019.