Criação da Guarda Municipal será tema de debate nesta semana

Segurança Pública

Criação da Guarda Municipal será tema de debate nesta semana

O secretário de Segurança de Lajeado, Paulo Locatelli, foi entrevistado no programa Frente e Verso de hoje

Por

Criação da Guarda Municipal será tema de debate nesta semana
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso desta segunda-feira (1) recebeu o secretário de Segurança de Lajeado, Paulo Locatelli, que falou sobre a criação de departamento de inteligência e da Guarda Municipal no município.

Segundo Locatelli, o departamento de inteligência vem para agregar e padronizar os procedimentos de segurança, otimizando os processos.

A implantação da Guarda Municipal, segundo o secretário, envolve a formação de profissionais através de curso com mais de 600 horas, com 150 horas de curso de tiro. A intenção é iniciar o projeto com 10 guardas municipais. Porém, a lei federal que institui o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus, diz que os municípios afetados pela calamidade pública, que receberem o auxílio do governo, ficam proibidos até 31 de dezembro de 2021 de criar qualquer cargo que implique aumento de despesas.

Mesmo com essa possibilidade, as discussões com a Câmara de vereadores prosseguem, pois nada impede que o projeto seja votado e colocado em prática posteriormente.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais