Banho frio? Ninguém merece

Conteúdo Patrocinado

Banho frio? Ninguém merece

Especialista dá dicas de como fazer a manutenção do chuveiro para manter a água quente e não queimar a resistência

Apresentado por

Durante o inverno os banhos quentes tornam-se mais frequentes para amenizar o frio da estação. Ainda que muitas pessoas utilizem chuveiros a gás e solares, os modelos elétricos e eletrônicos são os mais populares para aquecer a água. Por utilizarem a resistência como fonte de calor, estes produtos podem queimar facilmente, quando não bem instalados, e trazer surpresas na hora do banho.

A resistência é a responsável por transformar a energia elétrica em energia térmica, ou seja, converte no calor que esquenta a água. Naturalmente, essa peça possui um tempo de vida útil determinado, que perde a funcionalidade ao longo do tempo. Mas, quando ela estraga com frequência, é preciso ficar atento, pois isso pode representar irregularidades no sistema elétrico.

Conforme o eletricista Marcelo José Dick, para manter o bom funcionamento dos chuveiros elétricos é preciso atentar para a pressão da água, a oxidação da fiação, o funcionamento os disjuntores e verificar se a voltagem dos aparelhos é compatível com a da casa.

Uma prática comum, segundo Dick é que as pessoas diminuem a abertura do registro para reduzir o volume de água e aumentar a temperatura. Porém, se a quantidade de água dentro do chuveiro for baixa, força-se a resistência e ela pode queimar com mais facilidade. “A duração dos banhos também influencia na conservação da peça. Banhos demorados e muito quentes tendem a forçar a resistência”, explica.

E se o chuveiro não atingir a temperatura ideal?

Para que a água saia aquecida é preciso verificar a potência em watts (w) do chuveiro, que pode variar entre 5500w, 6800w, 7500w e 7800w. Os aparelhos de 5500w são os mais encontrados no mercado, são de modelagem simples e geralmente variam entre três temperaturas. Porém, por ter a potência mais baixa, tende a não ter um forte aquecimento.

Os modelos de 7800w, são os mais modernos, com design diferenciado e maior controle da temperatura da água. Assim como os chuveiros de 7500w, oferecem mais opções de aquecimento e atingem altas temperaturas. Mas é preciso lembrar que chuveiros com potência mais alta representam maior consumo de energia elétrica.

Resistência nova x chuveiro queimado

Se mesmo ao trocar a resistência o chuveiro apresentar problemas de aquecimento e queima constantemente, chame um profissional. O problema pode estar relacionado a sobrecarga da instalação elétrica ou pressão da água.

A CBM tem os melhores modelos de chuveiro do mercado disponíveis na loja e possui parceria com profissionais capacitados que podem auxiliar na instalação. Visite a unidade, na rua Senador Alberto Pasqualini – 1230, ou ligue (51) 3714-2122.