Quase 10% da população de Lajeado será testada

testes rápidos

Quase 10% da população de Lajeado será testada

Com testes dos frigoríficos e da pesquisa de prevalência da Univates, cerca de 8 mil pessoas serão testadas

Por

Por

Atualizado sexta-feira,
29 de Maio de 2020 às 22:40

Quase 10% da população de Lajeado será testada
Todos os 36 municípios da região serão contemplados. Créditos: Divulgação/Arquivo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical
O volume de testes rápidos que serão aplicados durante a “Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado” fará do município um dos que mais realiza testes sobre o coronavírus do país, alcançando índices internacionais de testagem, com maior quantidade de testes por habitantes.
Até essa quinta-feira, dia 28, o município já havia testado 4.300 pessoas, em laboratórios públicos e privados, para detecção do coronavírus. Destes, 2.508 foram realizados pelos frigoríficos do município, como parte do acordo para a retomada das operações. Os trabalhadores da BRF e Minuano que são residentes de outros municípios não estão contabilizados nesse balanço.
A partir deste sábado, a Univates iniciará a aplicação de outros 3.600 testes rápidos em endereços sorteados na cidade. Com isso, o município chegará a cerca de cerca de 8 mil testes, o que, para uma população de 84.014 pessoas (estimativa IBGE 2019), significará uma proporção de 95.222 testes para cada milhão de habitantes.
Em comparação a testes realizados em países, Lajeado estaria, proporcionalmente, em 14º lugar entre os 215 países da lista do site WorldMeters, disponibilizada nesta sexta-feira, dia 29.
Lajeado testa mais que Portugal (76.349 testes por milhão de habitantes), Estados Unidos (49.464 testes por milhão), Alemanha (47.194 testes por milhão) e Coreia do Sul (17.265 testes por milhão).
 O volume é mais de 20 vezes o número de testes realizados, em média, no Brasil. O país, segundo o site, tem até agora o índice de 4.104 testes por milhão de habitantes, o que coloca o país na 125ª posição.
Para o prefeito Marcelo Caumo a testagem mostra o cenário mais próximo da realidade, o que permite o poder público a tomar as melhores decisões para combater o vírus.
“Por isso esta pesquisa é tão importante. Somos uma das cidades que mais testou a Covid até agora, e com esta pesquisa poderemos ser uma referência para análises científicas e adoção de estratégias de saúde”, diz o chefe do Executivo.
A realização de testes é importante para avaliar o percentual da população que já foi contaminado e a letalidade da doença, que é medida pelo número de mortes causados pela Covid-19 em comparação com o número de casos confirmados da doença.
Ao considerar a manutenção do número de óbitos, conforme a Prefeitura, quanto mais casos forem confirmados, menor será a letalidade da doença em decorrência da relação matemática entre estes dois indicadores.
Os exames também poderão indicar a necessidade de atuação mais específica em algumas regiões, ou a importância da adoção de medidas em determinados espaços físicos ou atividades.
As equipes médicas utilizam dois tipos de testes para a detecção do coronavírus. O mais completo é o exame PCR, que garante o diagnóstico a existência do vírus em assintomáticos e pacientes com sintomas leves. O teste rápido mede somente os casos ativos de infecção.
Até essa quinta-feira, Lajeado realizou 654 testes PCR e 3.646 testes rápidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais