Entidades se unem para fortalecer o agro regional

Agronegócio

Entidades se unem para fortalecer o agro regional

Videoconferência na tarde de ontem reuniu representantes de associações, políticos e integrantes do governo federal. Grupo vai elaborar plano de trabalho

Por

Entidades se unem para fortalecer o agro regional
Reunião da Amvat será por videoconferência. Créditos: Arquivo/Divulgação

Convocada pelo Comitê das Entidades do Vale do Taquari, a reunião virtual realizada na tarde de ontem, 28, discutiu soluções e alternativas para a cadeia produtiva da agricultura. A videoconferência teve a participação de políticos ligados ao setor, presidentes de cooperativas, empresas e associações, e representantes dos governos federal e estadual.

A reunião serviu, de acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, para unir lideranças em prol do desenvolvimento da região, focando no agronegócio.

“Conseguimos chamar representações estaduais da cadeia produtiva, do Ministério da Agricultura, senadores e deputados para estarem todos associados à mesma pauta. Conseguimos o compromisso de todos que estavam na reunião em prol do agronegócio e também de trabalhar em conjunto em prol de diversos temas”, avalia.

A ideia, conforme Cintia, é de elaborar um plano de trabalho, com propostas a curto, médio e longo prazo. “Serão coisas que teremos que fazer logo, e com quem a gente deve falar, outras a médio prazo e algumas com mais tempo. As entidades envolvidas vão se reunir para elaborar esse plano e, a partir daí, vamos nos dividir, para ver o que cada uma vai fazer”, explica.

Entre os temas que serão trabalhados, estão melhorias na infraestrutura (energia, água, telefonia e estradas), padronização da fiscalização e fortalecimento de políticas públicas, como o Plano Safra, Pró-Milho e Sanidade Animal.

Frigoríficos

Um dos assuntos mais abordados na reunião foi quanto ao funcionamento dos frigoríficos na região. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, lembrou do pânico gerado quando se falou em abates sanitários de aves. “Tivemos aqui o primeiro grande exemplo de união. Esse discurso despertou a sociedade, que se mobilizou pela reabertura. Chamou a atenção até do governador”, comentou.

Ex-prefeito de Rio Pardo e secretário nacional da Agricultura Familiar, Fernando Schwanke representou o governo federal na reunião e garantiu aos municípios e representantes de frigoríficos o compromisso do Ministério da Agricultura com a produção nacional.

“A ministra tem se dedicado sobre essa questão dos frigoríficos, destacando o esforço conjunto que se teve para que eles se mantenham abertos. Nós estamos diuturnamente trabalhando para garantir que a rede de alimentos continue abastecendo a sociedade brasileira e os mercados internacionais”, afirmou.

Entidades também mostraram preocupação com a fiscalização. Presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo lembrou dos “dias complicados” enfrentados pelos frigoríficos. “Parecia que eramos os culpados pela pandemia. As autoridades que nos fiscalizavam parece terem esquecido que o vírus surgiu na China”, lamentou.

Acompanhe
nossas
redes sociais