Um encontro casual completa 15 anos

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Um encontro casual completa 15 anos

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No dia 23/05/2005, há 15 anos, ocorreu o encontro casual de três amigos e personagens folclóricas da cidade de Lajeado: o barbeiro Krema, Harry Loeffler e João Machado. Eles se encontraram na barbearia do Krema, na rua Borges de Medeiros, próximo à Casa de Cultura, que por muito tempo foi um ponto de encontro dos amigos de Hilário Kremer, 79 anos de idade e 57 como barbeiro. Por causa do covid-19 a barbearia está fechada. O local ainda é ponto de encontro especialmente de pessoas que vem de localidades do interior.

Harry Loeffler foi pintor, radialista e humorista, faleceu em 05/10/2011.

João Machado por muitos anos manteve um local de atendimento onde promovia curas de diversos males de pessoas de várias partes do estado e país. Atualmente ele não está atendendo a consultas, mas no passado, havia fila de espera. As pessoas tinham forte crença em seu poder de cura.


Livro conta a história dos clubes de mães

Os doze clubes de mães do município de Marques de Souza terão sua história contada em livro. A autora é a professora Sandra Melo. A ideia surgiu em 2016, quando uma associada de um clube sugeriu que as realizações fossem documentadas para mais pessoas conhecerem o trabalho dos clubes de mães.

“No texto destacamos a importância dos clubes nas comunidades. A valorização das mães que lutam para a preservação de valores como a amizade, solidariedade e socialização”, destaca Sandra.

O lançamento estava previsto para acontecer em junho, mas por causa da pandemia foi adiado. O conteúdo está pronto, falta a editoração e impressão. Para viabilizar a obra, Sandra conta com o apoio da professora Ivete Hammes, para a revisão e edição, da bibliotecária Maristela Hilgemann Mendel e de Glauber Rohrig, que fará a diagramação. Todo trabalho é realizado de forma voluntária.

Para a impressão a autora busca patrocinadores. A intenção dela é entregar um exemplar para cada integrante de clube de mães do município.


22 anos sem o Trovador

No dia 21/05/1998, há 22 anos, faleceu Erli Bach. O legado dele continua vivo. Conhecido como o Trovador do Rio Grande, tinha um jeito muito particular de fazer versos. Foi patrão do CTG Bento Gonçalves, o idealizador do Festival Peña da Canção Crioula, entre muitas outras marcas que ele deixou.

 


Exumações no Cemitério Municipal

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) está realizando a quarta etapa de exumações no Cemitério Municipal no Bairro Florestal. O que chama atenção que há 31 sepulturas sem nenhuma informação sobre a pessoa falecida. Os restos mortais estão sendo transferidos para um ossário. No local já foram construídos sepulturas em gavetas para permitir maior número de sepultamentos.

Acompanhe
nossas
redes sociais