Vereadores reprovam criação de Secretaria de Ciência e Tecnologia

Encantado

Vereadores reprovam criação de Secretaria de Ciência e Tecnologia

Para parlamentares contrários, faltou debate com a comunidade para a criação da pasta. Também questionaram custos extras em meio à pandemia

Por

Vereadores reprovam criação de Secretaria de Ciência e Tecnologia
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com oito votos contrários, o Legislativo de Encantado reprovou dois projetos referentes a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Encantado. A sessão ocorreu na noite de segunda-feira, 25, por videoconferência.

Uma das propostas rejeitadas trata sobre a criação da nova secretaria com departamento de programas de pesquisa, desenvolvimento e Parque Tecnológico. Outra abordava a contratação de um profissional para o cargo de secretário.

Na justificativa, vereadores contrários questionaram o custo extra com a criação de uma pasta em meio à pandemia. “Foi uma das bandeiras dessa administração reduzir o número de secretarias”, afirmou o vereador Sander Bertozzi (PP).

Para Valdecir Cardoso (PP), ter um setor preocupado com as inovações tecnológicas é bom, entretanto poderia ser criado “um braço dentro da Educação”, ao invés de uma nova secretaria em Encantado.

Outra queixa dos vereadores foi uma possível falta de diálogo com a comunidade. Conforme o vereador Luciano Moresco (PT), Encantado se espelha no exemplo de Pato Branco. Entretanto, no município paranaense a ideia de investir em tecnologia surgiu na comunidade.

O vereador lembrou que entidades como a ACI-E e conselho de educação não participaram das reuniões sobre a nova pasta. “Um projeto dessa magnitude precisa ser construído com a sociedade e não apenas colocado de cima abaixo”, defendeu.

Mesmo sem precisar votar, o presidente do Legislativo, Diego Pretto (PP) também se posicionou contrário à proposta e afirmou que o fato de haver “inovação e tecnologia” no nome não significa que a secretaria iria gerar investimentos.

“É oportunidade”

Dois vereadores foram favoráveis às propostas. Jaqueline Taborda (PSDB) acredita que a secretaria pode auxiliar na retomada da economia encantadense após a pandemia. “Vai desaparecer muitas empresas e pessoas ficarão desempregadas. A tecnologia virá para as pessoas darem a volta por cima”, acredita.

Para ela, é importante ter a secretaria para garantir independência das atividades e um profissional técnico. Reforça ainda o custo baixo, que seria de 0,43% do orçamento com a nova pasta. “Não é despesa. É oportunidade”, defendeu.

Valdecir Gonzatti (MDB) reforçou os argumentos de Jaqueline. Para ele, o cenário pós-pandemia exigirá investimento na área de tecnologia e inovação.


Posição do governo

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação seria responsável pelo projeto de um parque tecnológico em Encantado. Este parque seria uma incubadora para empresas locais, destacou o prefeito Adroaldo Conzatti em abril.

A administração municipal avalia a possibilidade de seguir com os trabalhos para instalar um parque tecnológico no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais