Um plano estratégico

Editorial

Um plano estratégico

O primeiro estudo para o Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado está pronto

Um plano estratégico
Lajeado

O primeiro estudo para o Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado está pronto. Consiste em um rico diagnóstico das principais necessidades e potencialidades locais para um setor nevrálgico do desenvolvimento municipal.

Como cidade polo do Vale do Taquari, pensar a mobilidade urbana é se voltar a um tema estratégico para toda a região. Com mais de 80 mil habitantes, Lajeado recebe diariamente milhares de pessoas a mais que trabalham e usufruem de seus serviços e estabelecimentos comerciais.

Ainda em situação diferente de outros centros urbanos de médio e grande porte, onde o trânsito já chegou a um nível de supersaturação que influencia de forma direta e negativa na qualidade de vida da população, Lajeado ainda consegue manter um equilíbrio razoável em termos de mobilidade.

No entanto, dados do Denatran revelam que a cidade se destaca entre os municípios gaúchos com o maior número de veículos em relação à quantidade de habitantes. Com menos de duas pessoas por carro, Lajeado tem características preocupantes de, em um futuro próximo, enfrentar problemas sérios de mobilidade.

Promover o debate e o planejamento desde já é fundamental para evitar um colapso em longo prazo. Com organização, tecnologia e conscientização, é possível quebrar paradigmas para semear uma cultura de respeito, educação e ordem, em que o fator humano seja a prioridade.

Uma “cidade inteligente” tal qual se propõe Lajeado precisa garantir um sistema de mobilidade arrojado, que não dependa apenas dos meios automotivos, mas pensado de modo a integrar os diferentes modais e oferecer alternativas viáveis e atrativas para possibilitar que o cidadão opte por deixar os carros nas garagens.

A sustentabilidade, a qualidade de vida, a organização social e a eficiência logística da sociedade regional dependem do avanço dessa temática. Que o estudo elaborado possa balizar as políticas públicas de maneira estratégica e eficiente.

Acompanhe
nossas
redes sociais