Roubos de veículos caem 56% em Lajeado

segurança

Roubos de veículos caem 56% em Lajeado

Menor movimentação de pessoas, operações constantes das polícias e sistema de monitoramento são as hipóteses para a retração dos índices

Por

Roubos de veículos caem 56% em Lajeado
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A tendência de redução nos crimes no RS, como apontado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) no início deste mês, se repete em Lajeado. Conforme dados analisados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), de janeiro a abril, os roubos de veículos caíram 56% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Pela análise dos órgãos de segurança, há diversos aspectos que ajudam a explicar essa diminuição dos crimes patrimoniais. Entre eles estão à menor circulação de pessoas devido à pandemia, as operações conjuntas e o uso do monitoramento por câmeras.

Quanto às ocorrências contra a vida, como homicídio e latrocínio, nos primeiros meses, foram 13 assassinatos em 38 cidades da região. De janeiro a abril do ano passado foram 20.

Para o delegado regional da Polícia Civil, José Romaci Reis, a retração desse tipo de delito se deve a atuação das forças de segurança em áreas deflagradas pelo tráfico, pela investigação persistente para descobrir a autoria dos assassinatos e o cerco contra gangues de drogas.

De acordo com o delegado, desde o ano passado o Vale registra queda nos índices de assassinatos, quando foi criada uma estratégia de combate com todas as corporações de segurança.

Para ele, o modelo integrado aproxima órgãos de segurança, promotoria de Justiça, judiciário e integrantes dos governos municipais. Em todo o ano passado, o Vale teve 54 assassinatos. Conforme Reis, a maior parte está ligada a venda de entorpecentes.

Atuação conjunta

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Lajeado foi instituído em 2018. A organização é composta por integrantes das forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública, sociedade civil organizada e governo de Lajeado.

São feitas reuniões mensais, onde os integrantes avaliam ocorrências, com dados específicos sobre o horário, local, dia da semana dos crimes. Em cima dessas informações, são criados planos de atuação intensiva.

Tecnologia contra o crime

A construção do Centro Integrado Operações (CIOp) consolida o projeto de cercamento eletrônico do Vale do Taquari. A unidade ficará anexada ao 22° Batalhão de Lajeado, onde imagens das câmeras de monitoramento dos municípios da região.

A obra iniciou no dia 17 de dezembro e a estimativa é que esteja pronta no segundo semestre deste ano. O projeto foi elaborado pelo governo municipal e o financiamento parte de recursos angariados junto ao Ministério Público do Trabalho, Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e pelo Instituto Ipê Amarelo.

A unidade comportará toda a tecnologia compartilhada pelos órgãos de segurança, como BM, Polícia Civil, polícias rodoviárias, bombeiros, Secretária de Segurança Pública e Departamento de Trânsito.

A construção custa certa de R$ 800 mil e tem 455 metros quadrados. A iniciativa faz parte do projeto de cercamento eletrônico por meio do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM).

Lajeado está entre as 25 cidades do RS que terão unidades regionais. A estratégia promete articular todos os sistemas municipais de monitoramento com a cúpula da segurança estadual.

Acompanhe
nossas
redes sociais