Vale define posição sobre volta às aulas

Pandemia e educação

Vale define posição sobre volta às aulas

Para autoridades regionais, é preciso estabelecer um método gradual para evitar aumento das contaminações

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Atualizado terça-feira,
26 de Maio de 2020 às 19:17

Vale define posição sobre volta às aulas
Quarentena nas escolas começou no dia 18 de março. Documento regional aponta caminhos e defende que volta seja gradual, primeiro com estudantes universitários (Crédito: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em videoconferência na manhã desta terça-feira, dia 26, representantes públicos definiram a posição do Vale referente à possibilidade de volta às aulas nas redes municipal e estadual. O encontro teve participação de prefeitos, secretários de Educação e integrantes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

Os participantes se propuseram a elaborar um documento regional com a proposta de como deve ser o retorno do ano letivo. O objetivo é deixar claro ao governador Eduardo Leite quais os aspectos que devem ser considerados.

Também reforçam a espera pelos protocolos de cuidados e a estratégia estadual para garantir o máximo de segurança para a saúde dos alunos, professores, funcionários de escolas e das famílias.

As aulas presenciais em todas as redes de ensino estão suspensas desde o dia 18 de março. Na rede estadual, o governo elaborou uma metodologia por aulas programadas, envolvendo como principal recurso de contato as plataformas digitais e aplicativos.

Posição regional

  • Retorno gradual, diferenciado e escalonado que oportunize um primeiro momento aos alunos do Ensino Médio e do final do Ensino Fundamental o retorno presencial às aulas, após cumprir os protocolos sanitários que serão divulgados pelo Governador;
  • Na sequência os demais alunos do Ensino Fundamental, iniciando pelas turmas dos anos finais;
  • Por último, os alunos dos anos iniciais e Educação Infantil;
  • Mais investimento por parte do Estado quanto aos recurso do PEATE-RS, tendo em vistas as readequações que se farão necessárias para atender a demanda estudantil;
  • Construção de um planejamento pedagógico para os anos iniciais que independa do ano escolar em vigência e adentre nos demais anos para que se garanta a aprendizagem aos alunos e a base necessária para o seu percurso escolar ao longo do Ensino Fundamental com ênfase nos objetos de conhecimento essenciais para o enfrentamento dos anos finais do Ensino Fundamental e posterior ingresso ao Ensino Médio.
  • Importância de ouvir os pais, os professores e os alunos que são parte atuante desse processo, sobre as expectativas destes frente as possibilidades de retorno;

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