Deputados propõem fundo para combate à estiagem

Estiagem

Deputados propõem fundo para combate à estiagem

Fundo de R$ 1,8 bilhão, oriundo de verbas da lei Kandir, seria gerido pela Secretaria da Agricultura, com um conselho deliberativo

Por

Deputados propõem fundo para combate à estiagem
Reprodução
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso desta terça-feira (26) conversou com o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, que juntamente com seu colega de legislativo Vilmar Lourenço, protocolou na Assembleia gaúcha projeto que cria o Fundo Estadual de Combate à Estiagem.

Segundo Zucco, o objetivo é amenizar os impactos econômicos e sociais decorrentes dos períodos de seca que atingem o RS. “Praticamente a cada dois anos a falta de chuva compromete a produção primária e, por consequência, a economia gaúcha. O fundo objetiva minimizar estas consequências”, argumenta.

O parlamentar explica que o fundo de R$ 1,8 bilhão, oriundo de verbas da lei Kandir, será gerido pela Secretaria da Agricultura e terá um conselho deliberativo. O órgão será integrado por representantes de diversas secretarias e entidades ligadas ao setor primário, como Fetag, Farsul e Fecoagro, entre outros.

O Tenente-Coronel Zucco adverte que o projeto de lei proíbe a transferência dos recursos do Fundo Estadual de Combate Estiagem para outros fundos ou para o Tesouro do Estado. “Estes recursos serão usados exclusivamente para combater os efeitos da seca”, assegura Zucco.

Outro ponto abordado foi a instalação de uma escola Cívico-Militar em Encantado. A expectativa do deputado é que o projeto possa ser concretizado até o final de 2020.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais