Lajeado testa em média 30 vezes mais em relação ao resto do país, afirma Cláudio Klein

Combate ao coronavírus

Lajeado testa em média 30 vezes mais em relação ao resto do país, afirma Cláudio Klein

Secretário de Saúde participou do programa Frente e Verso para a atualização semanal das ações de combate à Covid-19

Por

Atualizado segunda-feira,
25 de Maio de 2020 às 10:47

Lajeado testa em média 30 vezes mais em relação ao resto do país, afirma Cláudio Klein
Crédito: Fabiano Querotti
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, participou do programa Frente e Verso desta segunda-feira (25) para a atualização semanal das ações contra o coronavírus no município.

Segundo Klein, apesar do crescimento de números absolutos dos casos diagnosticados de covid-19, a grande maioria está curada, não sendo mais disseminadores da doença. A estimativa é que apenas as empresas Minuano e BRF realizem em torno de três mil testes, somando-se aos da Univates e da secretaria de Saúde, totalizando mais de quatro mil testes em Lajeado. Em relação ao Brasil, por exemplo, testamos 30 vezes mais, afirma o secretário.

Quanto aos lares geriátricos, que foram focos da doença, sendo responsáveis por 50% das mortes no município, Cláudio Klein diz que a situação está estabilizada, inclusive com um deles já tendo saído do período de surto, cumprindo os 14 dias de isolamento.

Questionado sobre um possível endurecimento nas regras de circulação dos idosos, Klein diz que a administração prefere trabalhar com conscientização, esperando que as pessoas tenham a maturidade de assumir um comportamento adequado.

Os atendimentos por sintomas respiratórios, que chegaram a 40 atendimentos diários no auge da contaminação, neste final de semana apresentaram uma média de 15 por dia, com oito atendimentos no domingo. Um efeito claro da utilização de máscaras e dos hábitos de higiene das mãos, que não era usual anteriormente.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais