“Podemos tornar nossas aulas mais criativas e mais atrativas”

Abre Aspas

“Podemos tornar nossas aulas mais criativas e mais atrativas”

Professora de Educação Infantil e moradora de Taquari, Lisiê Aguiar da Costa Leite, 21, criou o canal “Professor por Amor”, junto com outras quatro educadoras. Nele, todos os dias, alunos e pais podem conferir vídeos sobre diversas matérias

Por

“Podemos tornar nossas aulas mais criativas e mais atrativas”
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

• O que é e como surgiu a ideia do canal no Youtube “Professor por Amor”?

Sou professora de Educação Infantil em uma escola pública e criei uma conta no Instagram @professoralisie_ a cerca de um ano. Lá, compartilho sugestões para professores, ideias, projetos de aula, entre outros. Meu objetivo é ajudar outras professoras, incentivá-las a mostrar que podemos tornar nossas aulas mais criativas e mais atrativas. Eu acredito que nossas crianças e a educação podem mudar o futuro do nosso país.

Por meio do Instagram conheci a Michelle Machado, que atualmente mora em Nevada, nos Estados Unidos. Ela teve a ideia de criar o canal Professor por Amor e reuniu outras quatro professoras. Como muitas professoras perdidas com as videoaulas, o canal veio para ajudar e inspirar essas professoras. E também, entregar conteúdo para as crianças que estão em casa. A nossa ideia é levar um material de qualidade para a casa das pessoas neste período de pandemia.

• Quantas pessoas participam do canal da criação de conteúdo? E quais assuntos são tratados?

Todos os dias postamos um vídeo novo. Somos em cinco profes e cada dia uma produz conteúdo sobre a sua área de conhecimento de forma divertida. Tudo é voltado à educação infantil.

São cinco professoras que integram o canal. A Mariana Soares dos Santos de Souza trabalha assuntos relacionados a Língua Portuguesa nas segundas-feiras. Nas terças, a Géssica Cardoso da Silva apresenta músicas e conta histórias. Na quarta, a Daniela Aparecida Rodrigues Novais repassa conteúdos sobre alfabetização. Na quinta-feira é o meu dia, quando ensino sobre matemática, música e histórias. E, na sexta, a Michelle, que ensina a Língua Inglesa.

• Neste momento de pandemia, sente que é necessário ajudar o próximo com o seu conhecimento?

É muito importante pensarmos no outro, principalmente agora. O canal do Youtube, além de ajudar os pais e crianças, também faz com que nós, professoras, conseguimos matar a saudade da sala de aula.

• Pretende seguir abastecendo o canal pós-pandemia?

Nossa ideia é seguir com o canal e convidar outros professores para a equipe. Iniciamos o projeto neste mês e estamos muito felizes com o resultado. Mas queremos alcançar ainda mais pais e crianças.

• Acredita que este método de aulas online é uma tendência a se consolidar? Quais seus benefícios?

São uma tendência, mas eu acredito que dure apenas este período. Nada supera o contato físico, o olho a olho e a conversa pessoal. Até porque, muitas famílias ainda não tem acesso regular à internet. O maior envolvimento da família na educação é o resultado positivo deste período.

Acompanhe
nossas
redes sociais