Comércio pode abrir ainda esta semana

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Comércio pode abrir ainda esta semana

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O assunto é sério e complexo, e muito por isso, requer a abordagem responsável devida. Não criemos falsas expectativas e nem alimentemos o improvável. Mesmo assim, não está descartada a possibilidade de Lajeado – e a região – conseguir uma liberação junto ao governador Eduardo Leite, para abrir o comércio varejista de quinta-feira a sábado.

“Seria uma conquista enorme”, me escreveu ontem a tarde o presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann, que acompanha as negociações. O assunto ganhou força no fim de semana, quando o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo iniciou conversas diretas com o governador Eduardo Leite, escorado pela Fecomércio e a CDL.

Inclusive, o Estado solicitou informações atualizadas sobre a ocupação dos leitos das casas de saúde de Lajeado e região, especialmente em relação às vagas de UTI. E o número, como sabemos, está melhor nesta do que na semana passada.

Nada é concreto, mas o fato é que o comércio ainda tem uma pequena esperança de abrir as portas nos três dias que antecedem a segunda principal data comercial do ano, o Dia das Mães. A decisão deve sair hoje.

Enquanto isso

Obrigados a fechar as portas pelo coronavírus, os varejistas brasileiros aumentaram sua presença no comércio eletrônico em poucas semanas. Já os consumidores, impedidos de sair às ruas, compraram 30% mais na internet em abril na comparação com março. Estima-se que o e-commerce ganhou ao menos 4 milhões de novos clientes, que devem manter o hábito depois.

Pelos números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a venda virtual de brinquedos cresceu 400%, de artigos esportivos 200% e de cosméticos 80%. Parte importante do impulso vem de pequenos lojistas que nunca pensaram em vender na rede, mas acabaram pressionados a adotar alguma fórmula ou presença digital para manter as atividades.

Os números, entre outras coisas, reforçam o que se tem falado também aqui na região. Empresas, especialmente os pequenos e médios negócios, estão forçados a adotar algum tipo de ferramenta para fazer frente a este novo momento de consumo. Aqui no A Hora, já criamos a campanha Compre o que é Nosso, para estimular as pessoas a escolherem – seja na internet ou nas lojas físicas – produtos genuinamente nossos.

Precisamos ser protecionistas e fazer a economia girar aqui. Ainda esta semana, o Grupo A hora anuncia uma nova plataforma e um novo serviço que atende a esta necessidades de nossos empreendedores. Tudonahwora. Aguarde!


Mexam-se

Repousa nas gavetas dos 15 vereadores de Lajeado, o projeto que estabelece redução de 19 cargos de confiança dentro do Legislativo. Lembremos: a economia anual passa de R$ 1,5 milhão e em quatro anos, supera R$ 6,5 milhões. Razões para aprovar a matéria não faltam.

Porém, não é isso que pensam nem querem a maioria dos legisladores. Desde que entrou na câmara, faz cerca de vinte dias, nenhuma evolução. O que não faltam são tentativas de desdenhar a proposta e encontrar subterfúgios jurídicos para engavetar o projeto.

Não poderia haver oportunidade melhor para nossos vereadores tomarem a decisão de reduzir a gastança que se criou dentro da casa do povo. Mexam-se!


Boas notícias

De Taquari, a notícia boa é que o Call Center da Zanc iniciou as atividades. Já são mais de 400 empregos diretos gerados pela empresa instalada no antigo Seminário Seráfico. E tem mais vaga de emprego para ser preenchida nas próximas semanas.

De Teutônia, a boa notícia é que a empresa de Calçados Picadilly vai ampliar as unidades produtivas na cidade, o que também significa mais possibilidade de emprego para a comunidade regional.

De Forquetinha, a obra de pavimentação de parte do acesso à cidade pelo pórtico da BR-386. A obra anda em ritmo acelerado e deve estar concluída nos próximos meses.


No mais

Use máscara. Cuide da higiene. Se proteja. E proteja quem está perto de você.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais