Devemos continuar consumindo?

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Devemos continuar consumindo?

Por

Vale do Taquari

Nas páginas da edição de hoje do caderno Você buscamos levantar um debate bastante pertinente ao momento: a gestão financeira. Diante da atual situação, é inquestionável que nossa prioridade seja a saúde. Enquanto a curva de contágio do vírus cresce de forma assustadora – e, infelizmente, Lajeado vive uma das piores situações do estado – é fundamental concentrar esforços na prevenção.

No entanto, olhar com cuidado para a sua vida financeira também se torna, de certa forma, um gesto de cuidado com você e sua família.

Ainda enfrentaremos esta ameaça por um bom tempo e devemos fazer de tudo para vencê-la, o que pode incluir novos períodos de comércio e serviços fechados. As dificuldades econômicas no futuro são uma consequência inevitável.  Muitos já estão sentindo este impacto em salários reduzidos, contratos suspensos ou mesmo demissões. A realidade dos autônomos não é muito diferente. Por isso, nunca foi tão importante discutirmos o consumo consciente.

Nunca fui incentivadora de um consumo desenfreado. Inclusive, tenho grandes críticas a ele. Vejo o ato de consumir como algo que afeta não apenas a economia, mas também a sociedade e o meio ambiente. Por isso, consciência é fundamental.

Na matéria principal desta semana, a Fernanda Sindelar, que é professora na Univates, graduada em Ciências Econômicas e Doutora em Ambiente e Desenvolvimento, nos ensina a fazer uma gestão eficiente dos nossos recursos e nos preparar financeiramente para o agora e para o futuro.

Acredito que este também é um excelente momento para repensarmos nossos hábitos de consumo. A realidade que enfrentaremos quando a crise na saúde acabar será muito diferente daquela que vivíamos antes e, sendo assim, aquela forma de consumir também se tornou insustentável.

Aproveite as dicas da nossa especialista e tente aliá-las a um consumo consciente. Concentre seus gastos no que é realmente necessário neste momento. Valorize o comércio, os serviços e as produções locais, assim você contribui com o crescimento da sua região. Aproveite e priorize consumir o que é melhor para você e para sua saúde. O meio ambiente e a sociedade agradecem.

Acompanhe
nossas
redes sociais