Como a leitura moldou minha vida

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Como a leitura moldou minha vida

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ainda me lembro do primeiro livro que li. Eu tinha seis anos, estudava em uma escola pequena no bairro onde morro e toda semana levávamos um livro para casa, mesmo não sabendo ler. Por algum motivo, fui a primeira da turma a aprender. Talvez, naquela época, o amor pelas histórias, de alguma forma, já falasse mais alto. Talvez ali fosse um sinal do que me tornaria nos anos seguintes, e os livros teriam papel fundamental nisso. O livro, aliás, era João e Maria.

Depois de descobrir as aventuras que se escondiam dentro daquelas páginas coloridas, a biblioteca se tornou um dos meus lugares preferidos (ainda é) e a bibliotecária era mais uma amiga conselheira, que dava dicas do que eu poderia gostar de ler, do que uma professora.

Amizades, inclusive, foi só uma das coisas que o amor pelos livros me proporcionou. Muitas das pessoas que tenho hoje se aproximaram pelo sentimento comum em relação às palavras. Uma das minhas lembranças mais bonitas da adolescência é “escapar” do recreio do colégio com a minha melhor amiga e passar aqueles curtos 15 minutos entre as prateleiras da Biblioteca Pública, de onde carregávamos a maior quantidade de livros que poderíamos levar de uma só vez. Passávamos os dias seguintes revezando a leitura deles e horas conversando sobre. Ainda hoje, mesmo adultas e morando em cidades diferentes, quando encontramos um livro novo da nossa escritora preferida, é uma festa de nostalgia e uma chuva de trechos enviados por WhatsApp.

Durante a tarde, por vezes eu retornava à mesma biblioteca para passar o tempo sentada naquele chão, no meio daquele cheiro, que sempre será o meu preferido. É fato, como você lê aqui ao lado, que ler tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo. Te ajuda a trabalhar a criatividade, te enriquece com conhecimentos gerais, ajuda a moldar opiniões, expande o vocabulário e melhora a memória, o foco e a concentração. Para mim, a leitura muda vidas. No meu caso, moldou parte essencial do que sou hoje e me fez não ter dúvidas na hora de escolher as palavras como companheiras inseparáveis para o resto dos meus dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais