Máscaras para proteger e fazer solidariedade

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Máscaras para proteger e fazer solidariedade

Por

Vale do Taquari

O adereço de maior uso no momento é a máscara. Por consequência, é a peça mais produzida, seja em forma econômica como alternativa de renda ou por solidariedade para doar aos que não conseguem comprar. O uso dela é uma excelente forma de evitar a transmissão do vírus. Não é uma questão de feio ou bonito, é pela vida.

A confecção é realizada em escala industrial e também por pessoas que encontraram um meio para ganhar um dinheirinho nestes tempos de dificuldades. Há também aquelas pessoas que a confeccionam por solidariedade. Um exemplo bonito vem de três religiosas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), que tem sua residência no bairro Hidráulica, em Lajeado: Dorildes Piovesan, 78 anos; Lourdes Delai, 84, e Wilnia Cecilia Lorenzoni, 81. Em pouco mais de uma semana, produziram mais de 200 unidades para serem doadas.As irmãs fazem parte do grupo de risco e necessitam ficar em completo isolamento. “Nós nos sentimos felizes e realizadas. Penso que o que fazemos é pouco diante da necessidade, mas é uma ajuda necessária”, explicou irmã Dorildes.


Expovale está mantida

Os presidentes da Expovale, Miguel Arenhart, e da Acil, Cristian Rotta Bergesch, coordenaram na manhã de ontem reunião da comissão organizadora da Expovale 2020. Os membros da comissão organizadora e a equipe técnica da Acil traçaram análises dos inúmeros cenários que se desenham de agora até novembro, data de realização do evento, de 06 a 15/11. Ficou decidido que o cronograma da feira está mantido.

A Acil projeta cenário positivo para o segundo semestre e a retomada com força da economia, sendo a Expovale um motor do desenvolvimento econômico do Vale do Taquari.

Depois da reunião, Arenhart fez um relatório ao prefeito Marcelo Caumo e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker. A Feira é uma realização da Acil e Prefeitura.


Aplausos …

1 – A Giancarlo Bervian, novo secretário do Planejamento da Prefeitura de Lajeado. A pasta está em boas mãos. Ele é técnico e entendido no assunto.

2 – Ao município de Santa Clara do Sul pelo grandioso projeto turístico, que é a construção de uma estátua em homenagem à Santa Clara de Assis com a escadaria dos milagres.

3 – Ao HBB, Univates e Secretaria Municipal de Saúde pela dedicação na orientação e auxílio às pessoas infectadas pela Covid-19. As autoridades e lideranças estão fazendo a sua parte, cabe às pessoas colaborar com a aplicação das medidas preventivas.

4- A Mara Betina Forneck, professora e secretária de Educação de Arroio do Meio, pelo nascimento do Antônio. O pai Samuel Hergessel e o Bento estão felizes. A família está tomando todos os cuidados de isolamento por causa do coronavírus. E elogiar a bela reportagem do repórter Fábio Kuhn, sobre a maternidade em tempos de quarentena, no A Hora de sábado.

– No período da licença maternidade da Mara Forneck, responde pela Secretaria de Educação a adjunta Marlise Führ.


Uma perguntinha

Em tempos de coronavírus e de Páscoa, com o espírito da solidariedade à flor da pele, os donativos arrecadados e gestos de bondade estão chegando ao destino mais adequado, ou para as pessoas realmente necessitadas?


91 anos

O Hospital de Estrela, fundado em 14/04/1929, comemora hoje 91 anos de muita dedicação em cuidar da saúde das pessoas.


Os 44 anos da Acácia Negra

A Loja Acácia Negra, presidida pelo Venerável Mestre Rafael Zago, fundada em 13/04/1976, comemora hoje o aniversário de 44 anos de fundação. A data será comemorada com uma videoconferência com o Grão Mestre Norton Valladão Panizzi. O início será às 19h30min.


Morreu Alberto Suing

Morreu na sexta-feira, dia 10/04, vítima de AVC, Alberto Suing, aos 70 anos. O sepultamento ocorreu sábado no cemitério de Bela Vista, em Arroio do Meio. Vereador em exercício no terceiro mandato em Capitão e também ex-vereador de Arroio do Meio. Além de político, Suing também atuava como inseminador de animais, veterinário prático e comerciante do segmento de agropecuária. No seu lugar, assume o suplente Sedenir Bruxel (PP).


Comprar produtos e serviços daqui ajuda empreendedores locais

Duas campanhas ganham força em tempos de coronavírus: Comprar produtos e serviços de empresas locais e a outra mensagem refere-se a comprar dos pequenos. As duas iniciativas se completam. Antes de comprar pela Internet das grandes redes de lojas, verifique se o mesmo produto está sendo disponibilizado por algum estabelecimento local. É perfeitamente compreensível a comodidade de receber em casa. Mas comprar aqui, garante renda e empregos. Precisamos observar que adquirir produtos e serviços locais fazem os negócios girar em forma de rede.

O Grupo A Hora faz chamamento para as pessoas comprarem de empresas locais. O Sebrae recomenda dar preferência aos pequenos. A gerente do Sebrae, Liane Klein, lembra que a campanha vem de 2015 e agora está ganhando nova força.

Os números justificam estas duas iniciativas. Em 2019 o Brasil contava com 15,4 milhões de pequenas empresas, responsáveis por 54% dos empregos formais.

Acompanhe
nossas
redes sociais