Plataforma reúne voluntários para produzir máscaras aos hospitais

desafio solidário

Plataforma reúne voluntários para produzir máscaras aos hospitais

Objetivo do grupo é produzir 300 mil máscaras para hospitais da região que atuam no combate ao coronavírus

Por

Plataforma reúne voluntários para produzir máscaras aos hospitais
Projeto conta com cerca de 40 costureiras cadastradas. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

Um grupo de voluntários de diversas áreas profissionais se reuniu com o desafio de suprir a demanda por máscaras dos hospitais do Vale do Taquari que estão na linha de frente no combate à pandemia. 

Eles pretendem produzir 300 mil peças em menos de 3 meses. O grupo tem material para produzir as primeiras 30 mil máscaras. Grande parte do tecido foi doada pelo Hospital HBB de Lajeado, Unimed e Univates. 

“Em meio a tantas discussões sobre quem está certo ou errado no combate ao covid-19, resolvemos propor algo diferente, pensando juntos: o que nós, como empreendedores, estamos fazendo para ajudar no combate à pandemia?”, diz o programador Eduardo Thomas.

Ele propôs a criação de uma plataforma para  identificar fornecedores de matéria prima, encontrar e mapear pessoas que possuem máquina de costura dispostas a costurar máscaras para atender a demanda dos hospitais na região.

 

 

Moradora do bairro Moinhos, Loracy foi a primeira costureira a aderir ao projeto. Crédito: Divulgação

Mobilização rápida

O desafio foi lançado em um grupo de Whatsapp que reúne cerca de 150 empreendedores da região. Thomas conta que em menos de 24h já haviam reunido cerca de 20 voluntários. O grupo foi batizado de “Unidos pelo Vale do Taquari”. 

Em quatro dias, o projeto conta com cerca de 40 costureiras cadastradas e 12 ativas costurando. As voluntárias estão produzindo um lote de 3,6 mil máscaras.

“Temos uma base de dados que está sendo alimentada com os hospitais e a quantidade que cada um precisa receber nos próximos meses”, conta.

Eles recebem a matéria prima, recortam e encaminham às costureiras voluntárias que costuram as máscaras. A equipe conta ainda com pessoal responsável pela logística de recolher a produção diária e encaminhar aos hospitais. A iniciativa não tem fins lucrativos e todo o trabalho é voluntário. O grupo abrange toda o Vale do Taquari.

No site, há informações sobre o projeto, espaço para cadastro e link de um vídeo que ensina a costurar as máscaras. Interessados podem fazer entrar em contato pelos endereços abaixo:

 

http://vtcovid19.com.br/

Whatsapp/Celular:  51 99745 2496

Email: unidospelovt@gmail.com

Hashtag: #unidospelovaledotaquari

Facebook: @UnidospeloValedoTaquari

Instagram: @unidospelovt

Acompanhe
nossas
redes sociais