Depois de 60 anos, família Costa se reencontra em Bom Retiro do Sul

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Depois de 60 anos, família Costa se reencontra em Bom Retiro do Sul

Por

Vale do Taquari

Nesse domingo, 1º, foi realizado o 1º Encontro da Família Costa. O local foi o ginásio da localidade de Cruz das Almas, em Bom Retiro do Sul. “Muitos familiares não se viam há mais de 60 anos”, lembra o integrante da comissão organizadora, Leandro da Costa. Ele disse que a ideia de reunir a família foi do pai dele, Nelson Santos da Costa, de 73 anos, que nasceu em Bom Retiro do Sul e atualmente reside em Gravataí.

Cerce de 150 pessoas participaram do encontro, descendentes de Homero Carlos da Costa e Georgina da Costa, imigrantes italianos que vieram no início do século XIX para região do Vale do Taquari. Foi o encontro de cinco gerações que confraternizaram com um churrasco de almoço e muitos doces típicos da família.

“O encontro dos “Descendentes do Vô Homero e da Vó Georgina” foi marcado por muitos abraços, sorrisos, choro e emoção”, cita Leandro da Costa. Os participantes foram presenteados com a foto do brasão da família Costa. Entre os participantes estiveram famílias vindas de várias cidades do Vale do Taquari, Porto Alegre e região metropolitana, além de uma comitiva de Blumenau/SC.


Acil vai eleger Bergesch

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), da presidente Aline Eggers Bagatini, realiza dia 17/03 Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria. O início será às 18h30min em segunda chamada. O local será o salão de eventos da entidade. O candidato à sucessão da presidente Aline é o empresário Cristian Rota Bergesch. Ele segue os passos do avô materno, Nilo Rotta, que foi presidente da Acil de 27/10/1963 a 25/10/1964.
– A solenidade de posse será no dia 08/04, às 20h.


Ex-seminaristas reúnem-se em Santa Cruz

O 27º Encontro dos Ex-Seminaristas da Diocese de Santa Cruz do Sul será sábado, 07/03, no Seminário São Joao Batista em Santa Cruz do Sul, do reitor padre Eleutério Orsolim. A programação iniciará às 15h. Em seguida, haverá partida de futebol entre gremistas e colorados, seguido de missa celebrada pelo bispo dom Aloísio Dilli e a participação de diversos padres e também de dom Gílio Felício. Após a celebração, será servido jantar de confraternização. “Estamos com expectativa muito boa para nosso encontro”, afirmou o coordenador da Comissão Organizadora Nasário Bohnen.


Mensagens bíblicas

Em breve sairão de circulação, na cidade de Lajeado, os ônibus do Ereno Dörr, porque o Expresso Azul assumirá o transporte coletivo. Uma das características dos coletivos do Ereno Dörr eram as mensagens bíblicas no para-choque traseiro.


Chá Rock Bingo

O Rotary Club de Arroio do Meio promoverá sexta-feira, 06/03, o 6º Chá Rock Bingo. O local será o Clube Esportivo. A renda será destinada para o Banco Ortopédico e projetos sociais. Os convites estão esgotados.


Curso de Italiano

Iniciam amanhã, às 19h, na Casa de Cultura de Lajeado, as aulas do Curso de Italiano Básico. A iniciativa é em parceria entre a Società Taliana Tutti Fratelli e Acirs Língua Italiana. As aulas serão ministradas pela professora Maria Eloisa. Mais informações: 3714-4880 ou whats 99650-7549. Ainda tem algumas vagas.


Eleição na Languiru

A Cooperativa Languiru realiza nesta sexta-feira, 6, Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. O local será a sede da Associação dos Funcionários. Na pauta consta eleição para o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal.


Encontro literário

Será nesta quinta-feira a abertura do ano literário da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). O local será a Atlética Municipal de Lajeado com recepção às 19h30min, 20h início do debate literário e às 21h será servido jantar por adesão. São presenças confirmadas o artista plástico e escritor Silvio Farias e o músico/violonista Fernando Graciola, integrante do Quinteto Canjerana. O tema será sobre a influência do meio na música e na literatura. O evento é aberto para todos. Confirmações pelo whats 99995-5137.


Evento comemorativo do Proerd

O CTG Querência do Arroio do Meio vai promover jantar-baile da Brigada Militar em comemoração aos 22 anos do Proerd. Será em 11/03, no galpão da entidade. A atração será o show da cantora Luiza Barbosa (finalista do The Voice Kids). Cartões com a BM e o patrão do CTG, Clecio Schwarzer.


Conselho de turismo

Santa Clara do Sul criou o Conselho Municipal do Turismo. Com ele foram definidas as diretrizes que irão nortear as políticas públicas voltadas ao setor. A presidente eleita é Bárbara Thomas e o vice, Marcelo Eckhardt. É o começo da caminhada para viabilizar uma alternativa consistente de sustentabilidade econômica e ambiental para o município. Potencial turístico Santa Clara do Sul tem.


Biometria

Até o dia 11/03, prazo limite para os eleitores de Lajeado fazerem a biometria, o Cartório Eleitoral vai ampliar o horário de atendimento. Será das 9h às 17h e no sábado e domingo das 9h às 15h.

Acompanhe
nossas
redes sociais