Vem com a gente falar sobre mulher

Opinião

Amanda Cantú

Amanda Cantú

Jornalista

Colunista do caderno Você

Vem com a gente falar sobre mulher

Por

Vale do Taquari

Na véspera de mais um 8 de março, uma iniciativa feminina realiza programação voltada para as mulheres. O Coletivo Nosotras, em parceria com o Volúpia Bar, promove cinco noites especiais para marcar a data como ela realmente merece: com conteúdo e arte feita por mulheres.

O Dia Internacional da Mulher sempre chega carregado de homenagens e até comemorações. Porém, não vejo a data como algo a ser comemorado. O Dia da Mulher não foi criado para ser uma data comercial, a exemplo de outras em nosso calendário. Seu objetivo não é movimentar o comércio de flores e “itens femininos”. É uma data para marcar a luta por direitos, para lembrar daquelas que se movimentaram e das que ainda lutam para tornar o mundo um lugar mais igualitário e justo.

A data serve para falarmos da nossa força, do cuidado com a nossa saúde, do nosso papel na sociedade. Por isso, a Semana da Mulher no Volúpia encontra a forma assertiva de marcar este momento. Para abrir os eventos, uma roda de conversa intitulada “Mulheres Trans: o que são?”, ocorre na segunda-feira, comandada por Dandara Lima. Na terça, o tema é “Política: coisa de mulher”, uma apresentação do estudo de Tamara Silveira durante a conclusão do curso de Direito.

Na quarta-feira, é vez de conversa com as profissionais do Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids (SAE), com o tema “SAE Tabu: mulher goza?”. A quinta-feira é dia de celebrar a arte produzida pelas mulheres na Festa com Elas, noite de música com playlist feminina e apresentação de cantoras como as artistas locais Ana Carolina Cezar, Bruna Moraes e Natasha Bouvier.

A semana encerra com uma oficina de lambe-lambe (poster artístico colado em local público), com o coletivo Juntas. Na segunda, terça e quarta-feira os eventos iniciam a partir das 20h. Na quinta e sexta-feira, a partir das 21h.

A programação ocorre no Volúpia Bar e tem apoio do Coletivo Vale Diferença, Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univates e Núcleo da Diversidade Univates. Na quinta-feira, o valor do ingresso é R$ 5, que será revertido à Casa de Passagem. Nas demais noites, a entrada é gratuita. Mais informações você encontra nas redes sociais do Coletivo Nosotras. Vamos juntas celebrar nossa luta e nossa resistência?

Acompanhe
nossas
redes sociais