Banda Musikkapelle fará turnê no Vale do Taquari

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Banda Musikkapelle fará turnê no Vale do Taquari

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Banda Musikkapelle da cidade de Engetried, situada próximo a Munique, na Alemanha, vai chegar em Lajeado dia 02/03, para uma turnê de 13 dias no Vale do Taquari e em outras cidades do Estado. A banda de sopro, formada por 16 músicos, vai aliar turismo e atividades culturais. A vinda deles está sendo viabilizada através do Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL). Conforme Leonda Barbiere, que está organizando o roteiro, um dos diferenciais da banda é o instrumento Alphorn, também conhecido como Trompa alpina.Tem mais de quatro metros de comprimento e possui um guampo numa das extremidades ligeiramente virado para cima emitindo som que pode ser escutado a distância sem amplificação.

Na turnê consta a participação em vários eventos:
– Dia 04/03, às 19h30min, show especial da banda no teatro do Ceat.
– Dia 05/03, a apresentação em Mato Leitão.
– Dia 08/03, participação no Encontro da Família Pilger, no Parque de Exposições em Forquetinha. Waldemar Richter estará lançando o livro da família Pilger.
– Dia 14/03. Com início às 20h, a banda participará da 5ª Sommerfest no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado. Haverá jantar com pratos típicos e animação do grupo musical Estrela de Ouro. A promoção é do CCAL com o apoio da Secel. Os convites, em número limitado, pelo fone/whats 99999-3136.


Fernando Graciola abrirá o ano literário da Alivat

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) programou para o dia 05/03, às 19h30min, a abertura das atividades para 2020. O local será a Atlética Municipal de Lajeado. A atração será a presença do músico/violonista Fernando Graciola para falar sobre a influência do meio na música e na literatura. Interessados em participar devem confirmar pelo whats 99995-5137.


Domingo tem festa da gruta de Capitão

A Comunidade da Gruta de Linha Alegre/Capitão, do presidente Antenor Salton, vai promover domingo a festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes. A missa solene será às 10h30min, celebrada pelo padre Silvério Schneiders. Ao meio dia haverá almoço e à tarde reunião dançante.


As Gurias anunciam novidades

Dia 05/03, a partir das 18h, acontece a inauguração do novo espaço de As Gurias Semijóias, situada na Rua Alberto Torres, 536, sala 401 no centro de Lajeado. As sócias proprietárias, Lisiani Fuhr e Carine Prestes , contam com centenas de representantes no estado do Rio Grande do Sul, com projeções de ampliação para outros Estados.

As Gurias, consolida-se como a maior distribuidora de semijoias, no modelo consignado, dos vales do Taquari, Rio Pardo, Serra e Caí. São mais de 100 mil modelos de peças cadastradas, em diversas versões e materiais. “Este ano estamos entrando com um novo produto, que são os relógios das marcas Technos e Magnum”, anunciam as gurias Lisiane e Carine.


Tucano visita escola

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pretto, da localidade de Xaxim, interior de Progresso, receberam ontem a visita inusitada de um tucano-de-bico-verde. Os estudantes e a ave se entenderam muito bem e provaram que é possível viver em harmonia com a fauna presente no meio ambiente.

A bióloga estudiosa de aves, Pauline Vognach, tem informações interessantes sobre esta ave, que tem o nome científico de Ramphastos dicolorus. Ocorre na Mata Atlântica, portanto, em nossa região. É onívoro. Se alimenta de frutos, sementes, insetos, pequenos vertebrados e ovos. É um importante dispersor de sementes.

Adora os frutos do palmito-juçara, de quem é um fundamental dispersor. A fêmea e o macho constroem junto o ninho em ocos de árvore. A fêmea choca os ovos e o macho alimenta os filhotes.

A bióloga recomenda a não manusear as aves e nem oferecer alimentos. “O animal fica dependente. Vai ficar onde tem comida fácil. Temos que pensar nos males que isto poderá causar, como a transmissão de doenças”.


Encontro dos Ahlert terá descendentes da Alemanha

O 17º Encontro da Família Ahlert, que será dia 08/03 em Linha Franck, Westfália, está sendo aguardado com grande expectativa. O evento contará com a presença de descendentes da Família Ahlert da Alemanha.

Estarão reunidos os descendentes do patriarca Christian Friedrich Ahlert. Os participantes do encontro poderão visitar o museu da família, inaugurado em 1992. Recentemente o prédio passou por reforma com a troca do telhado, com a retirada das folhas de zinco por telhas de madeira, conforme era feita a cobertura das casas dos primeiros imigrantes.

A programação iniciará às 8h com o credenciamento e às 10h haverá culto com a participação do Coral Municipal de Westfália. Ao meio dia será servido almoço e à tarde apresentações culturais.
Informações com Décio Ahlert (51)99602-1061 ou gisele.ahlert@universo.univates.br

Acompanhe
nossas
redes sociais