Expresso Azul e município assinam contrato de concessão

Transporte público

Expresso Azul e município assinam contrato de concessão

Vencedora da licitação, empresa pretende começar serviço de transporte coletivo público entre março e abril

Expresso Azul e município assinam contrato de concessão
Serviço funciona por meio de contratos emergenciais faz mais de 30 anos
Lajeado

O novo sistema de transporte público está previsto para ser implementado em breve. O contrato entre governo municipal e Expresso Azul foi assinado ontem. O ato representa a escolha da responsável pelo serviço.

A licitação ocorreu faz pouco mais de um mês e foi homologada no fim de janeiro. A escolha partiu do critério de menor tarifa. Tanto a Azul quanto o consórcio das empresas Viação Sartori e Barcelos apresentaram o mesmo valor, de R$ 3,93.

Com isso, a definição foi por meio de sorteio. Uma terceira concorrente, a Hodierna Transportes Ltda, de Santa Catarina, foi desabilitada na primeira etapa da concorrência. A empresa ingressou na Justiça contra a decisão e o apelo está em análise.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, há processos em andamento na Justiça para tentar reverter o resultado da licitação. Ainda assim, não houve parecer para paralisar o trâmite da implantação do serviço. “Resolvemos manter a sequência dos atos, pois é importante para consolidar a licitação”, diz Caumo.

O transporte hoje é feito por duas empresas por meio de contratos emergenciais. Há mais de 30 anos se mantém dessa forma e até hoje não houve a conclusão de nenhuma licitação do serviço em Lajeado.

Mais conhecimento sobre o serviço
Na avaliação do prefeito, a concessão do transporte coletivo é complexa pois envolve uma temática específica, contratos longos e editais complexos. Por esses motivos, não é usual que municípios façam esse tipo de contrato, contextualiza Caumo.

Para Lajeado, o chefe do Executivo realça que as empresas que prestam o serviço não tinham segurança jurídica para investir em melhorias pois atuavam de maneira emergencial. Na outra ponta, o município também não conseguia exercer o papel de fiscalização de maneira satisfatória.

“Com o contrato assegurado, há um instrumento legal e garantia para a empresa”, afirma o prefeito. A partir da tecnologia de bilhetagem eletrônica e espelhamento da frota, o município terá dados em tempo real para a gestão do transporte.

Discussão mundial
O deslocamento das pessoas passa por transformações, em especial pela chegada dos aplicativos de transporte. Cidades de grande porte enfrentam dificuldades para manter o modelo coletivo frente a redução no número de passageiros.

Essa preocupação acompanha a análise da mobilidade de Lajeado. De acordo com Caumo, o novo contrato terá novidades e pode ser um estímulo para as pessoas usarem menos carros e optarem pelos ônibus.

Uma dessas alterações será o desenvolvimento de um aplicativo para acompanhar os trajetos e horários dos ônibus em tempo real. “Isso fará com que os passageiros não precisem ficar muito tempo aguardando nas paradas. Queremos modernizar e dar oportunidade para as pessoas optarem pelo transporte mais barato.”

Acompanhe
nossas
redes sociais