A árvore no meio da rua será preservada

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

A árvore no meio da rua será preservada

Por

Vale do Taquari

A árvore da espécie Paineira, que cresceu no encontro das ruas Leopoldo Heineck com a Bento Rosa, nos fundos da igreja Matriz Santo Inácio, será mantida. Na Leopoldo Heineck, no trecho de acesso ao parque, está em andamento o trabalho de pavimentação.

O secretário de Projetos Especiais, Isidoro Fornari, justificou que tem um estudo pronto para alterar o trânsito no local para manter a árvore. “A manutenção da Paineira foi muito bem avaliada e chegou-se a conclusão que é mais importante a sua preservação. É uma árvore bonita e não vai atrapalhar o trânsito. Ela será um referencial ao novo parque”, argumentou Fornari. Ele observou que, ao redor da Paineira, será feita uma mureta de proteção, preenchido com terra e será completado com o plantio de mudas de flores. “Assim, vai ficar ainda mais bonita e vai chamar atenção para as pessoas que circularem pelo local de carro ou a pé”.

Que árvore é essa?

A Paineira é decídua ou caduca (que numa época do ano perde as folhas), atinge 30 m de altura. Apresenta acúleos (espinhos) na casca. Tem copa ampla, muito ornamental. As flores grandes, na cor branca ou rosa, são de muita beleza e atraem várias espécies de insetos. O fruto tem formato de cápsula e quando maduro tem em média 120 sementes, que estão envoltas em paina branca (semelhante ao algodão). A madeira é leve e mole e de pouca durabilidade. É usada na fabricação de canoas e caixas. A Paineira é utilizada na ornamentação de parques e ruas. É uma das mais típicas árvores das florestas do Brasil.


Caminhos da Serra em São Paulo

O CTG Caminhos da Serra, de Marques de Souza, retornou ontem depois de uma semana de apresentações em São Paulo. A delegação, integrada pelo grupo de danças, gaiteiro e churrasqueiros esteve na Estância Fazendinha, no município de Barrinha, situado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. As apresentações ocorreram sempre no início da tarde, após o almoço para os hóspedes do hotel fazenda. Entre as apresentações, constaram danças de músicas gauchescas e declamações.

– A comitiva foi liderada pelo professor de dança Adroaldo Parizotto Ferreira e contou com a participação do patrão Karson Bruch.


Rádio A Hora 102.9

O Grupo A Hora adquiriu a Rádio Sorriso 102.9. A notícia foi publicada na edição de sábado do jornal A Hora e causou grande impacto. Conforme os diretores Adair Weiss, Fernando Weiss e Sandro Lucas, o objetivo é consolidar a posição de estar entre os grandes veículos de comunicação do Vale do Taquari e adjacências uma vez que a emissora tem alcance sobre mais de 75 municípios. Foi um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas e redes sociais no fim de semana. A aquisição foi muito bem recebida e gerou comentários positivos.

– O estúdio de transmissão será instalado junto à sede do A Hora, em Lajeado. A proposta é focar no noticiário e entretenimento/música.


Urban Center

O Urban Center Conventos, empreendimento imobiliário da Richter Gruppe, do diretor José Paulo Richter, o Juca, fechou negócio com o Atacado Prass, que vai instalar um supermercado com atacado no local. Chama atenção a abrangência do Atacado Prass, que atende a mais de mil pontos de venda.


Encontro dos Strassburger será dia 23

O 1º Encontro da Família Strassburger será dia 23/02/20, no Parque Temático Christoph Bauer, em Forquetinha. Na nossa página de quinta-feira passada, escrevemos que seria dia 16/02.

– O professor e pesquisador Waldemar Richter vai lançar o livro com a história da família Strassburger.
– Da série de livros de 50 famílias, Richter está finalizando o segundo livro da família Doebber.


Anita no Chile

A invernada juvenil do Grupo de Arte Nativa Anita Garibaldi, de Encantado, representou o Brasil no 20º Festival Danzamerica, que aconteceu na primeira semana de fevereiro em Iquique, no Chile. Encontro Internacional de Folclore contou com a presença de nove diferentes grupos folclóricos de diversos países.


Chilella

O falecimento do ex-prefeito de Bom Retiro do Sul Antônio Edgar Chilella, aos 70 anos, dia 07/02, representa a perda de um político, músico, escritor e líder comunitário. Foi vereador e prefeito em dois mandatos. Gravou quatro CDs de músicas religiosas e escreveu o livro : “O abraço que cura”.

Acompanhe
nossas
redes sociais