opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

As cascatas em volta do V-13

Por

Vale do Taquari

Por si só, o Viaduto 13 (V-13) já é atração suficiente para o rolê. Tudo melhora ao saber que o maior viaduto férreo da América Latina está rodado por riachos e quedas de água. Hoje, falo de uma delas que conheci com os amigos do Brutus do Gaúcho. Se chama “Três Quedas” ou “Salto do Lambari”.

Os nomes já são autoexplicativos e definem as características da cascata. Ela tem cerca de 60 metros de altura com três quedas pelas rochas.

Contam que em cada uma das quedas, há poços para tomar banho. Não cheguei a ver todos, mas posso afirmar que o mergulho nos pés da cachoeira é maravilhoso. A temperatura da água é adequada para banho em um dia quente. Só que são fundas. Então, todo cuidado é pouco.

A trilha para chegar até essa beleza natural inicia no Recanto Cascata V-13. No passado, dizem que esse caminho era utilizado para transporte de pedras desnecessárias na construção do viaduto.

Toda a trilha pode ser feita por terra, mas quem gosta de caminhos alternativos também pode passar pelas rochas e pela água do riacho. De maneira geral, está bem sinalizada e aberta, o que facilita o rolê.
Então fica a dica. A próxima vez que você, amigo leitor, for ao V-13, aproveite também para conhecer as belezas naturais que estão nas proximidades. Se gostar, acompanha lá o Instagram 365_vezes_no_vale e as redes sociais do A Hora, que temos mais sugestões de trips como essa. Bora conhecer o Vale.

A Cascata Salto do Lambari fica em Vespasiano Corrêa, na Microrregião Dos Viadutos. Sugestão é estacionar o carro pelo V13 e iniciar a trip de lá mesmo.

É fácil chegar? A trilha tem mais de dois quilômetros ida e volta. Alguns pontos com bastante inclinação, mas tranquilo de encarar. Só sugiro ir com mais pessoas, por questões de segurança.

Tem infraestrutura? No Recanto da Cascata V13 e proximidades do viaduto há locais com a venda de alimentos e bebidas, além de banheiros e até cabanas para alugar.

Quanto custa? Para fazer a trilha é gratuito. Mas sugiro aproveitar a infraestrutura e gastronomia local para um pernoite ou almoço diferente.