Alunos do Ceat vivem experiência de cinco semanas na Alemanha

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Alunos do Ceat vivem experiência de cinco semanas na Alemanha

Por

Ceat - intercambio 0120Intercâmbio é na universidade da cidade de Freiburg e tem o acompanhamento da professora Roseli Kussler.
Um grupo de 11 alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) e duas alunas do Colégio Sinodal de São Leopoldo, acompanhados da professora Roseli Kussler, embarcaram dia 11/01 para um intercâmbio de cinco semanas na cidade de Freiburg (Friburgo), na região da Floresta Negra, Alemanha. A viagem está sendo viabilizada através de um programa de intercâmbio estudantil mantido pelo Ceat com a Alemanha desde 1988. Participam alunos matriculados com idade mínima de 15 anos. O retorno está previsto para 16 de fevereiro.
Conforme a professora Roseli, o objetivo é aprimorar os conhecimentos de língua alemã, conhecer novas culturas, outros modos de pensar e agir. Conhecer novos lugares e outras pessoas. Viver com autonomia e assumir responsabilidades. Todos estão alojados em casas de famílias, o que proporciona boa oportunidade de conversar e conhecer como vivem as famílias alemãs.
O período da viagem coincide com as férias de verão, quando lá estão em plenas atividades escolares. Os alunos frequentam aulas de alemão das 9h às 13h30min. Almoçam na Universidade e, à tarde, há uma programação especial para conhecer a cidade e região. Os finais de semana são aproveitados para viagens mais longas, para conhecer outros lugares como Paris, Strassburgo e Colmar, na França. Basileia na Suíça. Na última semana o passeio será até Munique, Castelo de Neuschwanstein, Berlim e Frankfurt.
Na sexta-feira passada o grupo passou com o ex-aluno do Ceat, Leonardo Ranck Zingano, mestrando da Universidade de Freiburg. Ele levou a turma para um passeio pela Universidade e fez um relato da sua experiência na Alemanha.
“Cada dia tem uma experiência nova. Aqui dá para aprender muito”, afirma Roseli. A cidade é ecológica, conta com excelente transporte público. As pessoas andam muito de bicicleta. A maior parte do centro é fechada para a circulação de veículos particulares. A separação do lixo é rigorosa. A cidade investe muito na geração de energia solar. As pessoas valorizam o consumo de alimentos orgânicos. “A palavra de ordem aqui é sustentabilidade”, completa a professora.


Marcos e Terezinha Ochoa 0120Ochoa dá lição de vitalidade aos 80 anos

Manoel Marcos Ochoa completa hoje 80 anos de vida. Ele e a esposa Terezinha, de 76 anos, estão aposentados e ocupam o tempo, administrando a loja Sul Aquários, situada na Rua Bento Gonçalves, no Centro de Lajeado. É especializada em aquários, peixes ornamentais, acessórios para gatos e cachorros. Ochoa trabalhou oito anos como responsável pela manutenção elétrica da Barragem de Bom Retiro do Sul. Depois foi transferido para o Porto de Estrela, onde por 35 anos foi o encarregado de operações. “Quando cheguei perto da aposentadoria, abri a loja, porque gosto de peixes e animais domésticos”, justificou.
O casal Ochoa tem a loja como ocupação. “Aqui nós não ganhamos dinheiro, mas temos uma atividade saudável e trabalhamos com o que gostamos”, disse Marcos. Eles adquiriram muito conhecimento sobre peixes, gatos e cães. “Mesmo com meus 80 anos, continuo estudando. Agora, por exemplo, estou me aprofundando sobre a nutrição e a saúde dos animais, que é uma área fascinante”.
Manoel acumulou muito conteúdo sobre o comportamento de gatos e cachorros. É capaz de ficar horas falando sobre o assunto. “Tanto o gato como o cachorro são muito inteligentes. Enquanto o gato quer ser servido e do jeito dele, o cachorro quer servir e está sempre pronto para ajudar seu dono”.
O casal Ochoa tem três filhos. Márcio é técnico em edificações; Rúbia Denise, psicóloga; e Júlia, empresária do setor financeiro. “Nós valorizamos muito a família. É a base de tudo. Não consigo me imaginar sem minha família”, declarou Marcos.


Colheita de uva Propriedade Favaretto - Serio 180120Colheita de Uva

A abertura da colheita de uva no município de Sério ocorreu sábado, na propriedade da família Favaretto, na localidade de Linha Paredão, distante 6km do centro da cidade. Além de colher e comer a uva no parreiral, foi servido café colonial.
– A propriedade dos Favaretto está aberta para visitação. Somente o café colonial ou o almoço em grupos é mediante reserva, que pode ser feito pelo fone/whats (51) 99252-0444.
– O Sítio é um dos empreendimentos que integram o roteiro turístico Caminho das Cascatas e oferece diversos atrativos para quem curte a natureza. A propriedade tem criação de gado leiteiro, aves e ovelhas, além do cultivo de uva e pitaya.


Fabio Kuhn 0120Repórter concluiu pós-graduação

O jornalista Fábio Alex Kuhn, integrante da equipe da redação do jornal A Hora, concluiu a pós-graduação em Criação de Narrativas Multimídias da ESPM, de Porto Alegre. A apresentação do projeto de conclusão do curso ocorreu dia 16/01 realizado em conjunto com todos os alunos da turma. O tema foi sobre o uso da realidade aumentada para mostrar Porto Alegre na década de 30 e instigar a leitura e a valorização dos espaços públicos. O projeto, denominado GeoLivro, consiste em um aplicativo de celular que cria um roteiro turístico no centro histórico de Porto Alegre baseado na obra literária Os Ratos, de Dyonélio Machado, escrita em 1935.
Na banca, estiveram dois nomes de respeito: o professor do curso e diretor de inovação da prefeitura de Porto Alegre, Paulo Renato Rizzardi, e o presidente da famosa Feira do Livro da capital, Isatir Bottin Filho. A formatura com a entrega dos diplomas será em abril.

Acompanhe
nossas
redes sociais