Douglas Kronbauer é o patrão mais novo dos 42 anos do CTG Estrela do Rio Grande. Aos 29 anos, teve a responsabilidade de organizar um rodeio crioulo pela segunda vez. A competição é sua última tarefa na função. Este ano, outro patrão assume o seu lugar.
O rodeio começou na sexta-feira e teve as provas finais na tarde desse domingo. “Começou na sexta-feira, mas desde quarta já tinha gente acampando aqui”, diz.

CTG dono da casa ganhou a prova de equipa na categoria força alta
De acordo com Kronbauer, 350 laçadores participaram das competições e cerca de duas mil pessoas passaram pelo local. Ele também participou como competidor. Ganhou uma prova em trio e uma individual.
Esta foi a 24ª edição do Rodeio Crioulo Estadual de Estrela. O evento ocorre anualmente, no terceiro fim de semana de janeiro.
Laço com torcida
Junto ao alambrado, havia um grupo animado que não parava. Gritavam, em apoio aos seus laçadores, e aproveitavam para corrigir detalhes da atuação de seus representantes do piquete. De Lajeado, o Piquete Don Ermilo levou quatro equipes, cerca de 20 competidores, para o rodeio da cidade vizinha e outras 20 pessoas para acompanhar e torcer. O piquete ganhou diversas provas ao longo do fim de semana.

Piquete de Lajeado levou torcida para acompanhar as provas
“É mãe, é pai, é tia, todo mundo torcendo. Ajuda bastante, incentiva. Para nós, é uma alegria ver a gurizada ganhando. É o nosso futuro. Esses gurizinhos estão começando, mas tem muito grandão que não ganha deles”, justifica o patrão do piquete, César Duarte
Entre os laçadores, diversas crianças e adolescentes. Marca característica do piquete, eles são cerca de 20, dos 70 laçadores que compõem o grupo.
MATHEUS CHAPARINI – matheus@jornalahora.inf.br