Na manhã desta sexta-feira, dia 17, agentes penitenciários deflagaram a operação Pente Fino no Presídio Estadual de Lajeado. A ação está em andamento e conta com a participação do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), responsável pela extração dos presos das celas e pela contenção no pátio, durante a revista e ainda agentes da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen) e agentes penitenciários da casa prisional.
A delegada penitenciária regional da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, (DPR), Samantha Longo, acompanha a ação. O alvo, desta vez, é a galeria B. No ano passado, a galeria A passou por inspeção. Esta é a primeira operação Pente Fino de 2020. “O principal objetivo e a manutenção da ordem e da disciplina no ambiente prisional gaúcho, além de buscar materiais proibidos”, relara a delegada.
Conforme o Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, a ação integra a diretriz da Seapen e da Susepe, que pretende reforçar a presença do Estado por meio de ações sistemáticas que possam coibir e retirar a entrada de materiais proibidos nas casas prisionais.
Em 2019, a Seapen e a Susepe registraram uma operação a cada três dias nos estabelecimentos prisionais gaúchos.
De acordo com Faccioli, o GAES atua com rigor técnico e, ao mesmo tempo, segue no compromisso com os direitos fundamentais das pessoas presas. “Sem esquecer nossa preocupação e nosso compromisso de dar melhores condições de trabalho a nossos valorosos agentes de execução penal. São eles que cuidam dos presos. Não se pode esquecer isso”, finalizou.
As apreensões de ilícitos serão divulgadas após o fim da operação.