Dez cidades organizam campeonatos municipais

Raio-X do amador

Dez cidades organizam campeonatos municipais

Roca Sales, Progresso e Boqueirão do Leão dão a largada neste fim de semana. Demais copas iniciam até a primeira semana de março

Por

Dez cidades organizam campeonatos municipais
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cada início de ano, as atenções se voltam aos campeonatos amadores do Vale do Taquari. Levantamento realizado pelo A Hora mostra que pelo menos dez cidades da região organizam competições municipais neste primeiro semestre. Além deles, dois torneiros promovidos pela Aslivata integram municípios que não conseguem fazer competição própria. Roca Sales é um dos destaques do Vale. O campeonato terá início neste sábado. Quem também dá o pontapé inicial neste fim de semana são Boqueirão do Leão e Progresso.

Promovido pelo governo municipal e Departamento de Esportes, o certame de Roca Sales terá a participação de nove clubes na categoria titular e quatro na veterano. Pelo titular, os times jogam todos contra todos em turno único. Os dois primeiros colocados se classificam para a semifinal. Enquanto que terceiro, quarto, quinto e sexto fazem um jogo extra no campo do terceiro colocado. Os três últimos são eliminados.

Disputam o título da competição: Botafogo, Juventude, Copalto, Amigos da Serrinha, Toma 10, Esperança, Rio Branco, XV de Novembro e Real Lions.

Na categoria veterano, Copalto, Independente, XV de Novembro e Juventude disputam o título. Os clubes jogam todos contra todos na primeira fase. Todos se classificam para a semifinal.

A primeira rodada será em Fazenda Lohmann, neste sábado. Às 14h jogam Real Lions x XV de Novembro e Rio Branco x Esperança. Já no domingo as partidas ocorrem em Linha Constância. No primeiro confronto o Toma 10 pega o Amigos da Serrinha. Logo após o Botafogo encara o Copalto.

Progresso

A 30ª edição do campeonato municipal inicia neste domingo com jogo em Xaxim. O Flamengo recebe o São João, às 14h. Logo depois às 16h, o Gaúcho encara o Cruzeiro de Tiririca. No total, a competição terá a participação de oito clubes. Eles foram divididos em dois grupos com quatro. O primeiro colocado de cada chave se classifica para a semifinal. O segundo e o terceiro colocado fazem um jogo extra.

No grupo A estão Gaúcho, Cruzeiro de Tiririca, Sempre Unidos e Amizade. Já na chave B estão Flamengo, Achados e Perdidos, São João e Internacional. Já na categoria veterano disputam o título Flamengo, Cruzeiro de Tiririca, Gaúcho, Amizade e São João.

Boqueirão do Leão

O Campeonato municipal terá a participação de seis equipes. São José (Matão), Grêmio 5 de Junho (Centro), EC São Roque (São Roque), Internacional (Pedras Brancas), Esportivo (Linha Data). A novidade fica para o São Brás, de Linha Moisés. O time retorna neste ano sob o comando de Rudimar Golin, o “Maravilha”.

A competição é disputada nas categorias aspirante e titular. Na primeira fase, cada clube jogará três jogos em casa e três fora. Em janeiro e fevereiro, haverá uma partida por domingo. A partir de março, haverá um jogo ao sábado e outro ao domingo.

A rodada de abertura será em Matão. O São José, atual campeão, recebe o Grêmio 5 de Junho. O jogo aspirante inicia às 15h enquanto que os titulares começam às 17h.

Demais competições

Travesseiro – A Litrafa estará organizando no próximo dia 22, a reunião com os times que disputarão o campeonato municipal de futebol de campo de 2020. Na noite será feito o recolhimento das fichas e relação de atletas. Também será realizado algumas definições pontuais para o campeonato que iniciará dia 09 de fevereiro. Ser Cultural, Ser Juventude, Guarani, EC Juventude, Grêmio União São João, Travesseirense e SC Cairu disputam o título.

Nova Bréscia – O campeonato municipal tem previsão de inicio para o dia 16 de fevereiro. Esperança, Cristal, Botafogo, Imigrante, Juventude e Atlético Caçadorense disputam o título nas categorias titular e aspirante.

Encantado – Indefinido

Muçum – A competição será realizada apenas após as eleições, em novembro.

Mato Leitão – Não haverá municipal em 2020. Clubes tentam a liberação para jogar o municipal de Venâncio Aires.

Arroio do Meio – O municipal terá o lançamento no dia 30 na Lancheria Dona Rita. No dia 2 de fevereiro o jogo único entre Forquetense e Sete de Setembro abre a rodada. Os demais serão disputados no dia 9 de fevereiro. Rui Barbosa, Esperança, Cruzeiro e Juventude também disputam o título nas categorias titular e aspirante. Os organizadores cogitam fazer um campeonato veterano. Até o momento três equipes confirmaram a participação.

Cruzeiro do Sul – Indefinido

Bom Retiro do Sul – Rudibar, Largados, Floriano, Grêmio, Bragantino, Aecosajo e Pinhal disputam o título nas categorias titular e aspirante. Na segunda-feira os clubes terão que apresentar as listas dos jogadores inscritos. A previsão inicial é de que a competição inicie no dia 26 de janeiro.

Taquari – São José, Juventude, Colorado, Flamengo e Taquariense disputam o título nas categorias titular e aspirante. A competição inicia no dia 1º de março. Juventude x Flamengo, Colorado x Taquariense fazem a rodada inaugural.

Teutônia – A competição inicia no dia 26 de janeiro e terá a participação de oito clubes. Eles disputam o título nas categorias veterano, titular e aspirante. Disputam o certame: Alto Taquari (São Jacó), Flamengo e União (Linha Germano), Juventude (Linha Frank), Ouro Verde (Alesgut), Atlético Gaúcho (Loteamento Oito), Boa Vista (Boa Vista) e Esperança (Languiru). A única alteração no veterano fica por conta da entrada do Ribeirense (Linha Ribeiro) no lugar do Esperança.

Copa Aslivata – A competição que substitui a Taça da Amizade também inicia no dia 26 de janeiro. Doze clubes, divididos em duas chaves disputaram o troféu de campeão nas categorias aspirante e titular. Disputam a competição: Juventude e Palmeiras (Westfália), Aimoré, Imigrante e Atlântico (Estrela), EC Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Riograndense e Ecas (Imigrante), Esperança (Maratá) e Boavistense (Boa Vista do Sul).

Capitão – Não haverá campeonato municipal de campo.

Taça Integração – O torneio que integra as cidades de Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Sério, Santa Clara do Sul e Lajeado realizou a primeira reunião no dia 26 de dezembro e teve a participação de cinco clubes. O próximo encontro será no dia 23 de janeiro, em Forquetinha. A comissão organizadora trabalha com participação de até dez clubes. A rodada inaugural está prevista para o dia 16 de fevereiro.

Venâncio Aires – Segundo Vianei Hammes, presidente da Assoeva, no dia 14 de janeiro será feito uma reunião para ver a participação de times de Mato Leitão e Passo do Sobrado no municipal. A tendência é de que a competição tenha de oito a dez agremiações

Paverama – Não haverá competição de futebol de campo em 2020.

Acompanhe
nossas
redes sociais