Mulheres ocupam a orla do Rio Taquari

VocÊ

Mulheres ocupam a orla do Rio Taquari

Evento fortalece sororidade e valoriza o empreendedorismo feminino na região

Por

Mulheres ocupam a orla do Rio Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um espaço para que mulheres se expressem, conheçam e consumam produtos feitos por outras mulheres é o objetivo do evento que ocupará a orla do Rio Taquari, em Lajeado, neste domingo, 12. O A.Woman Ocupa inicia às 10h30 e contará com a participação de 16 expositoras, que apresentam seu trabalho com artesanatos, alimentação vegana, pintura, música e arte em geral.

Conforme uma das organizadoras, Maria Wulff, 24, o evento busca fortalecer a confiança e a sororidade entre as mulheres, de forma a encorajá-las a tirarem as ideias do papel. “Queremos mostrar que há uma rede de apoio e também que os lugares só serão nossos quando começarmos a ocupá-los. A liberdade das mulheres estarem em qualquer lugar fazendo qualquer coisa traz um crescimento imensurável para todas as pessoas que fazem parte disso e, pra nós do coletivo Juntas, o crescimento já está sendo transcendental”.

A ideia de um evento que valorize o trabalho desenvolvido por mulheres da região é bem antiga. Conforme Julia Amaral, 20, também organizadora do A.Woman Ocupa e responsável pelo projeto A.Woman, ao fazer as primeiras entrevistas para as o blog do projeto, percebeu que haviam muitas mulheres produzindo arte na região. “Ia muito além do meu círculo de amizades e a primeira mulher que conheci pelo A.Woman, a Bibiana Horn, já sugeriu a ideia de fazermos uma feira”.

O A.Woman Ocupa começou a tomar forma quando juntara-se à Julia as demais organizadoras, Marina Müller, Maria Wulff, Stephanie Goulart, Taissa Ayessa e Makelly Rosa. O evento também quer desmistificar a ideia do empreendedorismo como algo masculino. “Queremos mostrar que não precisa ser assim. Existem mulheres produzindo e empreendendo na região, ao seu modo, com uma sensibilidade incrível, e o melhor, de forma sustentável. Acho lindo e acredito nesse futuro”, destaca Julia.

A escolha da orla do Rio Taquari também tem seu significado. O propósito é ocupar espaços pouco visitados na cidade e que, de alguma forma, remetam a um lugar um pouco mais violento, explica Julia. Esta realidade se agrava quando se trata de mulheres, então a escolha da orla tem como objetivo desconstruir esta visão e ocupar o lugar com corpos femininos e arte.

Sobre o evento

Data: 12/01/2020

Horário: a partir das 10h30

Local: orla do Rio Taquari, em Lajeado

Atrações: 16 mulheres expõem seu trabalho durante todo o evento, música com Natasha Bouvier e Diennifer Campos, e roda de conversa sobre ancestralidade feminina às 16 h.

As organizaras indicam trazer cadeiras ou almofadas, copos e sua ecobag para carregar as compras.

Conheça o A.Woman

Difundir o trabalho de mulheres do Vale do Taquari é a ideia principal do blog e do perfil no Instagram A.Woman. Idealizado por Julia, o projeto surgiu como uma forma de desenvolver uma atividade extra curricular para a estudante de Jornalismo. Quando ocorreu a oportunidade de ajudar uma amiga com as redes sociais do seu atelier, Julia percebeu a grande quantidade de mulheres que produziam artesanato e arte em geral. “Decidi então criar este canal para divulgá-las”. Você pode acompanhar as publicações através do Instagram @awomanart e do awomanart.wordpress.com.

Acompanhe
nossas
redes sociais