O que dizer para quem tem este tipo de atitude?

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

O que dizer para quem tem este tipo de atitude?

Por

06_A_HORAEsta árvore da foto, da espécie Pitanga,plantada na calçada da Rua João Abott, em frente ao Parque dos Dick, no Centro de Lajeado, teve um de seus galhos mutilados. É um ser vivo que foi violentado.
A toda hora escutamos as pessoas falarem que precisamos cuidar e proteger o meio ambiente. Na prática, a impressão que se tem, que esta tarefa vale para os outros. Quando na verdade, cada um deve fazer a sua parte. Cada um precisa ser responsável por suas atitudes.
Perguntada sobre a atitude da pessoa que cometeu este tipo de agressão a uma árvore, a professora da Univates, bióloga e doutora em Botânica, Elisete Maria de Freitas, respondeu: “Nós, ditos seres humanos,racionais inteligentes, precisamos realmente nos comportar e agir a corresponder com nossa fama. As atitudes tomadas tem mostrado que estamos bem longe disso. E parece que não queremos perceber as consequências de nossa postura/nossas atitudes.
Está tudo tão claro. Estamos vivendo dias quentes e secos. Sentimos os efeitos da falta de água! O que mais precisamos para compreender que nós, ditos humanos, racionais e inteligentes, fazemos parte da natureza, somos natureza e extremamente dependentes dela? Parece que não queremos entender, ver e sentir. E isso tem colaborado para que muitas pessoas adotem atitudes, muitas vezes inadequadas contra seres que são essenciais para nosso bem estar. Dentre os tantos seres vivos que poderiam ser listados, estão as plantas. Inúmeros são seus benefícios.
Portanto, precisamos parar de nos sentir soberanos perante tudo e mudar nossas atitudes, realmente agir como seres que integram uma grande rede de relações. Não podemos cortar, podar, quebrar, destruir plantas. Elas reduzem o gás carbônico, nos dão sombra e amenizam o calor. São a base da cadeia alimentar garantindo a manutenção da vida.
E como é gostoso ter a sombra de uma árvore. Então, passemos a respeitá-las. Cabe lembrar que ninguém pode mexer em árvores que estão nas calçadas das ruas. Destruí-las configura crime ambiental.”


Lajeado será palco de congresso histórico do MTG

O 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que começa amanhã e vai até domingo, no Parque do Imigrante, em Lajeado, será histórico para o MTG. Pela primeira vez, nos 52 anos de existência da entidade, será eleita uma mulher presidente. Concorrem Elenir Winck da chapa “De Coração pela Tradição” e Gilda Galeazzi da chapa “Fazer agora”. O atual presidente Nairo Callegaro não concorre a reeleição.
– MTG foi fundado em 27 de novembro de 1947 e conta com mais de 1400 entidades filiadas, distribuídas em 30 Regiões Tradicionalistas (RT).


Guarde esta data

O Rotary Club de Lajeado Engenho, do presidente Evair Diehl, marcou para o dia 20/06 a realização do 25º Baile Noite do Engenho. O local será a sede social do CTC.


Assembleia de Deus Pastor Aldino Kruger 311219Pastor Krüger deixa legado

Depois de atuar durante 47 anos na Igreja Assembleia de Deus de Lajeado, o pastor Aldino Kruger e a esposa Maja despediram-se das atividades no dia 31/12. No lugar deles assumiram os pastores Daniel Fich de Almeida e a esposa, a pastora Adriana.
O pastor Kruger assumiu em 1972 e praticamente do nada construiu a forte comunidade Assembleia de Deus, com destaque para a construção do templo matriz na Rua Silva Jardim e o Orfanato Trezentos de Gideon. Em 2017 ele foi homenageado pela Câmara de Vereador com o título de Cidadão Lajeadense. Deixa um legado de intensa dedicação à juventude, ao espírito comunitário e na formação humana.


Lucas e Giovana 0120“Um café lá em casa”

No programa “Um café lá em casa”, Nelson Faria recebe amigos artistas em um bate papo sobre vida, carreira e, claro, muita música. A publicação é feita no Yotube. O primeiro Café de 2020 foi com o duo de Giovanna Mottini e Lucas Rocha. Ele é natural de Lajeado e cursa faculdade de Música na Ufgrs. Eles interpretam a música inédita “Incontínuo”. A melodia nasceu do violão do Lucas há algum tempo. Ficou guardada durante mais de 5 anos, e quando saiu da gaveta foi trabalhada e amadurecida junto com a Giovanna. A letra veio depois de algum tempo, quando a música já parecia ter vida própria.


 

Arla Cooperativa - inauguraca Fab de racao 070120Arla vive clima de prosperidade

Depois de passar por um período de estagnação, a octogenária Associação Rural de Lajeado (Arla), que dependia exclusivamente da área comercial da loja, lançou-se a uma nova empreitada em 2004 para sobreviver. Naquele ano foi fundada a cooperativa Cooperval. Em 2009 foram construídos os primeiros silos de armazenamento de grãos de milho, soja e trigo. A iniciativa deu tão certo que o projeto foi ampliado. Em 2017, o ano da virada, a Arla deixou de existir como Associação e foi transformada em empresa com a denominação de Arla Cooperativa Ltda sem perder o foco no pequeno produtor rural. Os negócios estão prosperando. Na terça-feira, 07/01, aconteceu a inauguração do complexo de silos e a fábrica de rações, em clima festivo e de otimismo.
Para tudo isto acontecer, foi fundamental o trabalho do presidente Orlando Stein, que está no cargo desde 2000. Ele divide os méritos com “todos os integrantes do Conselho Administrativo e o quadro de associados, que acreditaram no nosso projeto”.


Encontro da família Lohmann

O 21º Encontro da Família Lohmann no Brasil será nos dias 11 e 12 de janeiro de 2020 em Erebango, região de Erechim, Noroeste do RS. Informações com Norberto Lohmann, pelo fone (54) 99120-4536, em Erebango,  Herbert Carlos Lohmann, fones (51) -3714- 4569, celular: 9 9103-7987.

Acompanhe
nossas
redes sociais