O Hospital Bruno Born divulgou nesta semana um balanço referente a 2019. Além de números de procedimentos realizados e valores investidos, destaca ações e melhorias na infraestrutura da instituição. A diretoria da casa de saúde projeta metas e objetivos para o próximo ano.
No decorrer do período houve a reinauguração do atendimento 24 Horas, revitalização da fachada, reabertura do acesso principal e modernização da Central de Visitas. Em relação a procedimentos, a instituição zerou as infecções dentro da UTI.
A casa de saúde de Lajeado também conquistou a certificação Acreditação nível II, título adquirido após adequações, além de auditorias feitas pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). Com esta marca, o HBB integra um grupo seleto de hospitais no RS. Em 2020, uma das metas é reforçar outros procedimentos e chegar ao Nível III.
“Tivemos muitas conquistas e enfrentamos muitos desafios ao longo do ano, mas certamente o grande destaque foi a conquista do Nível 2 da Acreditação. Somos o único hospital dos vales do Taquari e Rio Pardo com este certificado, e estamos entre poucos do Estado neste nível. É um motivo de grande orgulho”, analisa o presidente do HBB, João Batista Gravina. Neste tema, ele destaca o engajamento de todos os funcionários, fundamental para a conquista, e a liderança do diretor Executivo Cristiano Dickel.
O HBB trabalhará para conquistar duas certificações internacionais das UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal – da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), a única metodologia de Acreditação europeia no Brasil. Até maio deve ser concluída a reforma do centro cirúrgico e, até junho, concluída a terceira etapa do Atendimento 24 horas – que dobrará o número de leitos de observação.
Gravina destaca o fato de que o Hospital Bruno Born é um prestador de serviço: os gestores e responsáveis pela Saúde são Município, Estado e União. “Oferecemos o que está dentro de nossas condições e contratos. Funciona como qualquer relação de empresa com um contratante. E em muitos casos fazemos até mesmo além do acordado. E isso tem um custo. Queremos nos manter líderes, apesar das dificuldades”, conclui.
Os indicadores do maior hospital do Vale do Taquari:
Índice de satisfação geral do hospital: 94,39%
Números de colaboradores: 1.025
Enfermeiros: 99
Técnicos: 360
Médicos: 297
Leitos: 188
Atendimentos / recepção
Pessoas que visitam pacientes no hospital: 216.000
Pessoas que acessam o hospital por outros motivos: 50.400
Cirurgias ambulatoriais: 3.040
Procedimentos ambulatoriais: 5.322
Cirurgias no Bloco Cirúrgico: 7.321
Partos por cesariana: 961
Parto normal: 478
Internações: 12.900
Exames de Imagem realizados: 109.747
Atendimentos Centro de Reprodução Humana: 1.643
Atendimento 24h: 3.280 (média mensal)
Atendimentos na Emergência: 850 (média mensal)
Valores:
Custo da água consumida: R$ 34.806,11
Custo da energia elétrica: R$ 2.101.017,29
Custo com medicamentos e materiais cirúrgicos: R$ 20.151.919,63